Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno denuncia péssimo estado de conservação das Praças das Feiras e do Trem

Parlamentar mostrou reportagem de emissora de tevê e fotos e encaminhou pedido de providências ao Executivo


O vereador Rafael Bueno/PDT comentou na sessão do Legislativo caxiense desta quinta-feira (06/12) sobre as péssimas condições de conservação e manutenção de duas praças localizadas nos bairros Rio Branco e São Pelegrino. O parlamentar mostrou imagens feitas por moradores nos logradouros, que reclamam da falta de cuidados por parte do município. Também mostrou uma reportagem exibida pela RBS TV no programa Jornal do Almoço de quarta-feira (05/12) na qual trata de reclamações de moradores em relação a outros locais públicos. Sobre as Praças das Feiras e do Trem, ele formalizou um documento pedindo providências ao Executivo.

"No início deste ano, apresentei a situação da Praça da Bandeira, da Praça João Pessoa, os postes caídos, a falta de manutenção e segurança. Agora, mostro imagens de duas praças novas, feitas na administração passada: a das Feiras e do Trem. Lugares executados em parceria público-privada para dar vida e trazer as pessoas de volta. Mas vejam a situação? Bancos depredados, pichados, o local onde que a Guarda Municipal deveria estar abandonado", enumerou Bueno.

Para o pedetista, as pessoas querem ocupar os espaços públicos, mas a prefeitura deve oportunizar locais com qualidade onde se tenha a mínima infraestrutura, segurança, pintura, poda de árvores e manutenção básica dos bancos.

"Onde o povo não ocupa o espaço, a marginalidade toma conta", afirma Bueno.

A opinião é a mesma do morador Gelson Ballestrin, que mandou e-mail ao vereador: "Guarita da Guarda deteriorada e enferrujando, sem janelas, aparelhos da terceira idade estragados, não existe mais gangorra para as crianças, só uma mola, pisos estragados, pontos de luz que não existem mais. Na Praça das Feiras não fazem mais as feiras aos finais de semana como na administração anterior, nem bebedouros há mais, bolas que ficavam nuns círculos estão espalhadas pelas valetas. Fios de luz à mostra... Os bancos estão depredados ou se deteriorando, muros pichados. Num local da praça do trem, tem umas 13 arvores plantadas todas num único lugar ao lado da guarita da Guarda, deveriam alocar as mudas em lugares que no futuro fizessem sombra."

Pré-Festa da Uva - Rafael Bueno ainda sugeriu ao município, por meio de uma Indicação, que se utilize a Praça das Feiras e do Trem para realizar nos locais uma pré-Festa da Uva. Consta no documento: "A partir da sugestões de moradores, a realização de um evento nesses moldes, com a participação de colonos e comunidade do nosso interior e região, seria fundamental para convidar a todos para a festa que ocorrerá entre fevereiro e março de 2019. Poderiam ser colocadas casas típicas, realização de danças e apresentações, alimentação italiana e outras atrações para despertar a atenção e ajudar a divulgar a nossa maior festa, inclusive pelos meios de comunicação."

06/12/2018 - 16:38
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo