Voltar para a tela anterior.

Edson da Rosa conhece projeto sobre prótese mioelétrica

O equipamento é desenvolvido por engenheiros no laboratório de prototipagem da UCS


O vereador Edson da Rosa recebeu em seu gabinete, na tarde desta terça-feira (13/11), a visita do engenheiro mecânico Vinícius Dall’ Igna, que apresentou uma prótese mioelétrica desenvolvida através do projeto de Startups da Universidade de Caxias do Sul.

Trata-se de uma prótese de membros superiores com impressão em 3D e circuito eletrônico ativado por meio de tensões musculares. Um sensor é alocado no paciente e, através da contração muscular, é gerado um sinal elétrico que é convertido em movimento mecânico.

O projeto iniciou em abril e está em fase final de testes. Segundo Vinícius, agora é necessário parcerias para lançar o produto e assim, ajudar a comunidade que sofre com esse tipo de dependência. Edson da Rosa parabenizou a iniciativa e se colocou à disposição para ajudar na apresentação e divulgação do projeto.

O grupo de trabalho é formado pelo engenheiro mecânico Vinícius Dall’ Igna, pelo engenheiro de controle de automação Graciel Andrade e pelo engenheiro elétrico Nathan Marques. Também conta com o apoio do Ceclin (setor do curso de fisioterapia da UCS), Vextecnologia e laboratório de prototipagem da universidade. Além da prótese, o grupo desenvolve projetos como molde de implante dentário, readequação postural, estudo para calota craniana, entre outros.

14/11/2018 - 11:07
Gabinete do Vereador Edson da Rosa/MDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo