Arquivado projeto que tentava proibir material sobre ideologia ou identidade de gênero em escolas

O Legislativo caxiense acolheu o parecer de inconstitucionalidade que a matéria, de autoria do vereador Chico Guerra/PRB, recebeu da CCJL

O projeto de lei 174/2017, que buscava proibir a construção, a divulgação e a apreciação de material sobre ideologia ou identidade de gênero nas escolas municipais de Caxias do Sul, será arquivado no âmbito do Legislativo municipal. A decisão foi tomada durante a sessão ordinária desta quinta-feira (08/11) a partir da acolhida, pela maioria dos vereadores (12x8), do parecer de inconstitucionalidade que a Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) emitiu sobre a matéria, cuja autoria é do vereador Chico Guerra/PRB.

Assinado pela CCJL, que é presidida pelo vereador Flavio Cassina/PTB, o parecer considerou o projeto de lei inviável juridicamente, por agredir os princípios constitucionais. Em outras palavras, seria matéria de competência do poder Executivo e não do Parlamento.

O texto também estabelecia que todos os materiais didáticos deveriam ser analisados antes da distribuição nas escolas municipais de Caxias do Sul. Na exposição de motivos, o autor explicou que o intuito era “fazer valer a opinião pública, a decisão do Legislativo nacional e estadual, a hierarquia constitucional de competência da matéria e, sobretudo, o direito das famílias em não submeter seus filhos a este conteúdo impróprio que, não obstante, também discorre uma questão que não é de competência da escola e sim da família”, ao referir-se sobre a temática do gênero. Durante a plenária desta quinta-feira (08/11), o vereador Chico Guerra/PRB disse que as crianças devem ser livres para qualquer escolha. “A ideia é proteger as crianças, porque ninguém pode ensinar algo que vai contra a natureza”, entende o parlamentar. Manifestou-se no mesmo caminho o republicano Renato Nunes.

Em contraposição, se posicionaram os vereadores Rafael Bueno/PDT e Denise Pessôa/PT. O pedetista disse que a questão de gênero, quando é referida, ocorre em respeito à diversidade. “Ninguém vai ficar catequizando as crianças. É entender que, se o menino quer brincar de boneca, pode. E, se a menina quer brincar de carrinho, também pode. Isso é respeito. E ajuda a evitar que surjam homofóbicos e transfóbicos”, complementou, de forma enfática, a vereadora Denise Pessôa/PT.

O parlamentar Flavio Cassina disse reconhecer o mérito da proposta, mas se posicionou pelo parecer técnico da CCJL. A vereadora Paula Ioris/PSDB também votou pelo parecer e disse que trará dados ao plenário para esclarecer eventuais distorções que existem em torno do assunto.

DELIBERAÇÃO SOBRE PARECER PELA INCONSTITUCIONALIDADE do PROJETO DE LEI nº 174/2017

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Não