Voltar para a tela anterior.

Vereador por Um Dia encerra com a participação de 30 escolas caxienses

Em duas sessões simuladas, estudantes apresentaram propostas e indicações


A segunda sessão ordinária simulada do Programa Estudantil Vereador por Um Dia 2018, reuniu 17 escolas na tarde desta quarta-feira (31/10), no plenário do Legislativo caxiense. A iniciativa envolveu alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental das redes municipal, estadual e particular da cidade. Neste ano, em dois momentos, participaram do projeto 30 escolas caxienses.

Participaram do encontro o presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB, o diretor da Escola do Legislativo, Edson da Rosa/MDB, o presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT), Paulo Périco/MDB, e os vereadores Rafael Bueno/PDT e Chico Guerra/PRB.

A Mesa Diretora da segunda plenária foi composta pelos estudantes Ana Carolina Almeida, Gabriela Mathias, Eduarda Guterres, Dandara Finco e Michele Ribeiro. Na oportunidade, Meneguzzi deu início à sessão na qual enalteceu que a Câmara é um espaço aberto ao público e que todo cidadão é um verdadeiro dono, sendo os vereadores os seus representantes. Ele fez ainda um voto de pesar à Gabriela Mathias, estudante participante do projeto que perdeu o pai na última semana e, mesmo assim, esteve presente.

O vereador Edson da Rosa explicou a função da Escola do Legislativo, que é uma das realizadoras do Programa. Segundo ele, esse departamento fortalece sentimento de pertencimento da Câmara pela população caxiense. Após, os trabalhos foram conduzidos por Périco, que salientou a importância do projeto para a comunidade. “O objetivo é aproximar os jovens, as escolas e os familiares à Câmara de Vereadores, para que conheçam a Casa, os trabalhos e que eles também participem apresentando suas propostas. O projeto auxilia na formação da consciência política dos jovens”, afirmou.

Os estudantes puderam expor suas proposições, fazer suas reivindicações e realizar seus agradecimentos. Périco auxiliou durante a sessão, fez as análises das propostas e ao final, entregou os certificados de participação aos vereadores estudantes. A plenária simulada de hoje será exibida na TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET e www.camaracaxias.rs.gov.br), no próximo domingo (04/11), a partir das 13h.

O Programa Estudantil Vereador por um Dia existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Além de Paulo Périco/MDB, fazem parte da Comissão de Educação os vereadores Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD, Rafael Bueno/PDT e Ricardo Daneluz/PDT.

 

2ª Sessão Ordinária Simulada (31 de outubro)

 

1 Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Helen Keller


2 EMEF Vereador Marcial Pisoni


3 EMEF Governador Roberto Silveira


4 EMEF Américo Ribeiro Mendes


5 EMEF Dezenove de Abril


6 EMEF João de Zorzi


7 EMEF Ramiro Pigozzi


8 EMEF Carlin Fabris


9 EMEF Profª Marianinha de Queiroz


10 EMEF Ítalo João Balen


11 EMEF Profª Leonor Rosa


12 Escola Raio de Luz LTDA


13 Instituto Cristovão de Mendozza


14 EMEF Ilda Clara Sebben Barazetti


15 EMEF Guerino Zugno


16 EMEF Giuseppe Garibaldi


17 EMEF Prefeito Luciano Corsetti
 

31/10/2018 - 18:04
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Gustavo Tamagno Martins

Ir para o topo