Voltar para a tela anterior.

Bueno encaminha indicação ao Executivo solicitando parada de ônibus com abrigo na frente da UPA da Zona Norte

Usuários, muitas vezes debilitados, precisam caminhar mais de 50 metros para chegar à unidade de saúde


O vereador Rafael Bueno/PDT protocolou na Câmara Municipal nesta sexta-feira (19/10) uma indicação ao Poder Executivo Municipal solicitando a instalação de uma parada de ônibus, com cobertura e bancos, em frente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte, no bairro Centenário. Segundo o parlamentar, os usuários que utilizam a UPA na maioria das vezes precisam voltar de ônibus, porém, não há parada na frente da unidade nem proteção de cobertura e bancos para aguardarem os coletivos mais resguardadas.

"Na grande maioria das vezes, as pessoas que retornam da UPA são idosas e crianças e estão debilitadas, precisando ao menos ter um local adequado para esperar o ônibus. Em razão do fechamento do Postão 24 Horas no centro da cidade, o fluxo à UPA aumentará consideravelmente, fazendo com que as pessoas fiquem ainda mais expostas ao tempo enquanto aguardam ônibus", salienta o vereador.

Em outra indicação sobre o mesmo tema, o vereador solicitou que fosse revisto o itinerário da linha de ônibus que faz o trajeto entre o Pronto Atendimento 24 Horas (Postão) e a UPA. A linha tem saída da frente do Postão a cada 40 minutos, descendo a Rua Marechal Floriano até a Rua Visconde de Pelotas e depois em direção à RS-122 e à Zona Norte. No retorno, acesa o Centro pelas ruas Moreira César, Ernesto Alves e Garibaldi, até retornar ao Postão.

"Se esse itinerário fosse modificado, passando pelo Centro da cidade, como as ruas Bento Gonçalves e Pinheiro Machado, facilitaria o embarque e desembarque dos usuários. Isso porque desembarcando no Postão, eles têm que caminhar muitas quadras até chegar ao Centro para daí embarcar em um ônibus em direção aos bairros", argumenta o vereador.

Para constatar a situação, o vereador acompanhou de ônibus um trajeto da UPA até o Postão. No coletivo estava Morgana Machado Florêncio, com um bebê no colo. Ela mora no Campos de Cima da Serra e conseguiu uma carona até a UPA. Mas na volta, precisou parar na frente do Postão e teria que caminhar com a criança até uma parada do centro, para ir de ônibus até a estação próxima ao Monumento ao Imigrante e depois chegar onde mora.

"Seria bem melhor se essa linha (UPA-Postão) passasse pelo Centro", destacou.

19/10/2018 - 10:47
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo