Voltar para a tela anterior.

Câmara pede nomeação de candidatos aprovados no último concurso para soldado bombeiro militar

Uma moção de apoio a essa iniciativa foi aprovada por maioria na plenária desta quinta-feira (18/10)


A maioria da Câmara Municipal de Caxias do Sul (19x1) declarou apoio, nesta quinta-feira (18/10), à nomeação de 450 candidatos aprovados no último concurso para soldado bombeiro militar com o objetivo de suprir a defasagem do efetivo da corporação. Uma moção (MC 18/2018) nesse sentido foi aprovada pelos vereadores na plenária desta quinta-feira (18/10). O documento é assinado pelos vereadores Denise Pessôa/PT, Flavio Cassina/PTB, Gustavo Toigo/PDT, Paula Ioris/PSDB, Renato Oliveira/PCdoB, Ricardo Daneluz/PDT, Rodrigo Beltrão/PT, Velocino Uez/PDT, Wagner Petrini/PSB, Rafael Bueno/PDT, Adiló Didomenico/PTB, Alceu João Thomé/PTB, Arlindo Bandeira/PP.

No texto da moção, os autores ressaltam o trabalho do Corpo de Bombeiros para a segurança da sociedade, executando as atividades de prevenção e combate a incêndios, buscas e salvamentos, ações de Defesa Civil e Polícia Judiciária Militar. “Além das funções constitucionais, efetua atividades de prevenção de incêndio, ou seja, com a defasagem do efetivo, as atividades operacionais e administrativas ficam prejudicadas. Neste momento, a corporação enfrenta defasagem de 35% do efetivo”, relatam os autores, recordando do auxílio dos bombeiros no combate ao incêndio da Boate Kiss, em Santa Maria, e socorro às vítimas.

Os parlamentares listam várias considerações para justificar a defesa em torno das nomeações de bombeiros, ressaltando, principalmente a carência de profissionais, a necessidade de atendimento nas operações de veraneio e de serviços administrativos de liberação de Planos de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).

Diante da aprovação, cópia da moção será remetida aos titulares da Secretaria de Segurança Pública, ao governo do Estado, à coordenação-geral da Associação de Bombeiros do Rio Grande do Sul e aos líderes das bancadas na Assembleia Legislativa.

 

DELIBERAÇÃO SOBRE MOÇÃO nº 18/2018

Vereador - Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Ausente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Não

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Sim

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

18/10/2018 - 16:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo