Voltar para a tela anterior.

Aprovada a Semana de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo

Proposta pelo parlamentar caxiense Velocino Uez/PDT, para entrar em vigor, a iniciativa precisa ainda a sanção do poder Executivo


A Semana Municipal de Prevenção, Controle e Combate ao Mosquito Borrachudo poderá ser instituída em Caxias do Sul, pois o projeto de lei 72/2018 contou com a aprovação unânime dos vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (18/10). Para virar lei, a matéria precisa ainda da sanção do Executivo municipal. A proposição partiu do parlamentar Velocino Uez/PDT. A ideia do autor é que a referida semana seja promovida nos primeiros sete dias do mês de outubro.

Conforme Uez, esse período integra a primavera, quando o nível dos córregos diminui, o que favorece o crescimento da população de borrachudos. O pedetista ressalta que a implantação da semana tem como objetivo desenvolver atividades de combate ao mosquito, para conscientizar a população quanto à preservação dos recursos hídricos, buscar alternativas e realizar campanhas para evitar a proliferação do inseto, além de ampliar a aplicação do Bacillus thuringiensis israelensis (BTI), inseticida biológico que age no estágio larval do borrachudo.

“A importância do trabalho educativo é de orientar a comunidade quanto às formas naturais de controle da proliferação do inseto, que vão da proteção da mata nativa ao reflorestamento das áreas devastadas nas margens dos arroios e rios; da redução dos agrotóxicos para colaborar com a preservação de aves, peixes, libélulas e outros insetos predadores naturais dos borrachudos à limpeza dos leitos dos arroios, com construção de esterqueiras para os dejetos de suínos e bovinos e construção de fossas e sumidouros nas residências”, listou Uez na exposição de motivos do projeto.

Ainda de acordo com o parlamentar, o borrachudo (que tem como nome científico “Simulium Pertinax”) prejudica a população e também os animais porque a picada do inseto, além de causar desconforto, influencia na reprodução, diminuindo a produção de leite das fêmeas. No caso das áreas rurais de Caxias do Sul, Uez, que também é presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, explica que a presença do mosquito interfere nas atividades e na qualidade de vida dos moradores, gera perdas na produtividade dos animais e prejuízos econômicos ao turismo.

“Em várias localidades do interior de Caxias do Sul, é preciso intensificar a aplicação de inseticida. Se não forem feitas três aplicações a cada 15 dias, de nada adiantará realizar uma ou duas. O processo deve ser feito a cada 45 dias”, ensina Uez, na argumentação do PL 72/2018.

Segundo ele, neste ano, a proliferação dos insetos atingiu um nível alarmante, provocando diversos transtornos aos moradores. Entre outros fatores, o parlamentar esclarece que esse aumento de mosquitos pode ter ocorrido por questões climáticas, remoção de mata ciliar que elimina os predadores naturais dos mosquitos, e desmatamento e caça predatória, que geram o desaparecimento de animais silvestres e desequilíbrio ambiental.

Também influenciaram na incidência do mosquito as queimadas irregulares, o uso de agrotóxicos de forma inadequada nas lavouras e a poluição, que acaba tirando o efeito do inseticida, como no caso do esgoto não tratado, uma vez que a matéria orgânica serve de alimento para as larvas dos mosquitos, detalha Uez.

Na plenária desta quinta-feira (18/10), os parlamentares Arlindo Bandeira/PP e Ricardo Daneluz/PDT, que conhecem bem a vivência do interior porque residem em distritos da cidade, disseram que a ação dos borrachudos incomoda demasiadamente o trabalho do agricultor. Bandeira mencionou que, não raras vezes, as pernas dos produtores ficam todas marcadas e inchadas em razão das picadas dos mosquitos. Diante disso, o vereador Alceu Thomé/PTB defende que as campanhas anuais de combate ao inseto e conscientização se iniciem ainda no inverno.

O parlamentar Rafael Bueno/PDT aproveitou o debate para trazer a plenário a necessidade de melhores condições aos agentes de saúde e combate a endemias. Cobrou mais atenção do poder público municipal em relação a esses profissionais.

 

PROJETO DE LEI nº 72/2018

Vereador – Partido - Voto

ADILÓ DIDOMENICO PTB Sim

ALBERTO MENEGUZZI PSB Presente

ALCEU THOMÉ PTB Sim

ARLINDO BANDEIRA PP Sim

CLAIR DE LIMA GIRARDI PSD Sim

DENISE DA SILVA PESSÔA PT Sim

EDI CARLOS PEREIRA DE SOUZA PSB Sim

EDSON DA ROSA MDB Sim

FELIPE GREMELMAIER MDB Sim

FLÁVIO GUIDO CASSINA PTB Sim

FRANCISCO ANTÔNIO GUERRA PRB Sim

GLADIS FRIZZO MDB Sim

GUSTAVO LUIS TOIGO PDT Ausente

NERI ANDRADE PEREIRA JUNIOR SD Sim

PAULA IORIS PSDB Ausente

PAULO FERNANDO PERICO MDB Sim

RAFAEL BUENO PDT Sim

RENATO DE OLIVEIRA NUNES PR Sim

RENATO JOSÉ FERREIRA DE OLIVEIRA PCdoB Sim

RICARDO DANELUZ PDT Sim

RODRIGO MOREIRA BELTRÃO PT Não Votou

VELOCINO JOÃO UEZ PDT Sim

WAGNER PETRINI PSB Sim

18/10/2018 - 13:30
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo