Voltar para a tela anterior.

Rodrigo Beltrão faz análise de regimes políticos realizados mundialmente

O vereador utilizou a tribuna para explanar o momento político do país e o segundo turno das eleições


Na sessão ordinária desta quarta-feira (17/10), o vereador Rodrigo Beltrão/PT expressou suas preocupações diante da realização do segundo turno das eleições no país, marcado para o próximo dia 28 de outubro. A partir da tribuna do Legislativo, leu um trecho publicado recentemente pelo ator Wagner Moura, em vídeo pelas redes sociais: “Essa não é mais uma eleição em que está em jogo a disputa política, não é mais esquerda contra direita, agora é civilização contra barbárie”.

O parlamentar explanou sobre regimes autoritários, realizados em países da Europa, que se utilizavam de valores individuais. Conforme ele, as ditaduras levaram a milhões de mortes e, somente após a 2ª Guerra Mundial, o pensamento fascista começou a ser combatido, especialmente por meio da criação da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1945.

Para Beltrão, os direitos dos homens nasceram de um processo histórico-mundial. Ele considerou que os ideais de bem-estar social chegaram ao Brasil depois da Constituição Federal de 1988. Ainda, segundo o vereador, foi neste período que a direita passou a defender a ideia de Estado Livre, trocando o discurso violento por algo modelado.

O petista criticou, ainda, candidatos políticos que fazem uso da religião, para a manipulação das massas. “Ter posição política é saudável, isso fortalece a democracia. O que não podemos fazer é negar um processo político, construído por uma massa, contra um partido ou alguém. Não sou de vender a verdade, porque cada um tem a sua. Mas, quero ficar do lado certo da história, a que respeita a democracia, as instituições e as pessoas”, declarou.

Depois do contexto apresentado, Beltrão explicou que sua militância política começou com pautas envolvendo a saúde. Aproveitou para falar do fechamento do Pronto Atendimento, na noite de terça-feira. Para ele, o chefe do Executivo desconsiderou a legislação e todas as normas de gestão da área. Na mesma linha, sugeriu a criação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), para investigar o desmonte do Sistema Único de Saúde (SUS) do município.

17/10/2018 - 14:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Karine Zanardi

Ir para o topo