Voltar para a tela anterior.

Gustavo Toigo confia na retomada das agroindústrias caxienses

Na plenária desta quarta-feira (17/10), o parlamentar informou resultados da audiência que as comissões de Agricultura e de Desenvolvimento Econômico promoveram nesta semana


O vereador Gustavo Toigo/PDT está confiante na retomada das agroindústrias caxienses e demonstrou esse sentimento durante a plenária do Legislativo desta quarta-feira (17/10). Da tribuna, o parlamentar informou resultados da audiência pública que as comissões de Agricultura, Agroindústria, Pecuária e Cooperativismo (CAAPC) e de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO) promoveram na última segunda-feira (15/10). A iniciativa lotou o plenário, com a presença de cerca de 170 pessoas, sendo a maioria da área rural.

O propósito do encontro foi discutir a situação das agroindústrias, já que alguns proprietários, forçados pela legislação e pela fiscalização da prefeitura, encerraram as atividades nos últimos meses. Para exemplificar: das 20 queijarias instaladas em Caxias do Sul, apenas duas permanecem no mercado. Diante dessa realidade, os participantes e as autoridades que compareceram ao encontro decidiram pela criação de um grupo de trabalho para estudo do cenário e atendimento das solicitações.

“Vemos os produtores enfrentando problemas porque a lei está muito rígida. Precisamos apresentar alternativas porque é para frente que se anda, sem ficar apontando culpados. Não podemos compactuar e conceber que empreendimentos que garantem sustento aos agricultores e fazem a economia girar acabem fechando”, pontua Toigo, que é o presidente da CDEFCO.

O pedetista acredita ser possível a reativação das atividades das agroindústrias, mas entende que o poder público precisa atuar como timoneiro do processo. “Deve ser o elo entre a academia e entidades como a Emater na orientação técnica, ajudando no fortalecimento dos produtores nessa área. Temos que persistir e auxiliar nessa retomada das agroindústrias no município”, defendeu o vereador.

Em aparte, o parlamentar Alceu Thomé/PTB, que tem acompanhado de perto demandas de quem reside no Interior, se colocou cético com a possibilidade de retorno das agroindústrias que fecharam, tendo em vista a ampliação das exigências legais e a carência de auxílio técnico aos agricultores.

 

17/10/2018 - 13:12
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo