Voltar para a tela anterior.

Voluntariado da Associação de Educação Educaritá conquista a comunidade e o plenário caxiense

A entidade recebeu homenagem do Legislativo municipal pelos 50 anos de trabalho em benefício de crianças, principalmente da Educação Infantil


Dirigentes e voluntários da Associação de Educação Integral Educaritá receberam homenagem da comunidade e do plenário caxiense, na abertura da sessão ordinária desta quarta-feira (17/10). A distinção foi entregue pela Câmara em razão dos 50 anos de trabalho da entidade em benefício de crianças, principalmente da Educação Infantil. A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB.

Principal proponente da entrega da honraria, o vereador Flavio Cassina/PTB narrou um pouco da larga trajetória da Educaritá e valorizou a atuação dos voluntários. “É notório o compromisso da Educaritá com a cidade, apesar das dificuldades que enfrenta. Esta é uma honrosa oportunidade de comemorar o cinquentenário da entidade. Conte sempre conosco”, afirmou o parlamentar, da tribuna.

A homenagem entregue às mãos do presidente da entidade, Luiz Carlos Valiati, foi concedida a partir do requerimento nº 81/2018, de autoria coletiva e aprovado por unanimidade. Além de Cassina, assinaram como autores da distinção os parlamentares Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Kiko Girardi/PSD, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paulo Périco/MDB e Ricardo Daneluz/PDT.

Em seu discurso, Valiati agradeceu pela distinção e disse que a Educaritá é uma obra construída por muitas mãos. Destacou o empenho das pessoas, como empresários, profissionais liberais e outros cidadãos, que se dedicam à entidade de forma espontânea. “A gente oferece aos pequeninos um ambiente acolhedor e seguro enquanto os progenitores trabalham. As pessoas envolvidas nessa missão têm qualificado cada vez mais o trabalho.  Dedicam carinho, tempo, amor pelo bem, sem esperar nada em troca. O bem em si mesmo, sem esperar recompensa, somente a felicidade das crianças”, enfatizou o dirigente.

Conforme Valiati, a entidade vive de recursos de pessoas doadoras e também de subvenção do município para a compra de vagas de Educação Infantil. Atualmente, sob o guarda-chuva da Educaritá, também funciona a EduCaxias. Juntas, beneficiam cerca de 1,6 mil crianças.

Ao final da solenidade, o presidente Alberto Meneguzzi reafirmou a relevância de reconhecer a dedicação da Educaritá no atendimento ao público infantil e quanto esse tipo de homenagem prestada pela Câmara emociona e faz a diferença no cotidiano das entidades beneficentes. Além dos vereadores, voluntários e integrantes da direção da entidade, participou da homenagem representando o poder Executivo a diretora administrativa da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Raquel Baldasso.

CONHEÇA UM POUCO DA TRAJETÓRIA DA EDUCARITÁ

- Fundada em 2 de fevereiro de 1968 com a denominação de Cáritas Paroquial São José, a Associação de Educação Integral Educaritá atua nas áreas da educação e da assistência social. Inicialmente, a instituição foi conduzida pela Igreja e, posteriormente, um grupo de pessoas juntou esforços para mantê-la em funcionamento e não desamparar as crianças que atendia de forma voluntária.

- Mais tarde, houve mudança na denominação, mas a entidade manteve-se no campo da Educação Infantil e, conforme os parlamentares, as fontes de recurso sempre foram precárias. Atualmente, a instituição conta com duas unidades, sendo elas no bairro Pioneiro e no bairro Nossa Senhora de Fátima. São acolhidas crianças com idade entre dois e seis anos, estando, na maioria, em situação de vulnerabilidade social.

- Nas escolas, a Educaritá oferece oportunidades de desenvolvimento físico, psicológico, linguístico, moral e social. A instituição dispõe, ainda, de um serviço que contribui na atenção e na assistência integral às crianças e a seus familiares. Conforme o requerimento, mais de 93% das crianças têm atendimento totalmente gratuito. Os custos são suportados em parte por subvenções municipais e, em outra parte, pela própria Educaritá, por meio de ações promovidas pelos voluntários.

17/10/2018 - 12:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo