Voltar para a tela anterior.

Programa Cine Plenário concorre a premiação da Associação das Escolas do Legislativo

Em 2018, de fevereiro a setembro, já atendeu mais de 1 mil pessoas em sete exibições


O Programa Cine Plenário, da Câmara Municipal de Caxias do Sul, está concorrendo à edição 2018 do prêmio da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel) – Melhores Projetos em Educação Legislativa. Concebido numa parceria entre a Escola do Legislativo, a TV Câmara Caxias e a Assessoria de Comunicação Social do Parlamento caxiense, a iniciativa atendeu mais de 1 mil pessoas entre os meses de fevereiro e setembro deste ano.

A iniciativa nasceu da necessidade de aproximar a comunidade da Câmara Municipal, de forma a ocupar os espaços físicos e os recursos audiovisuais disponíveis com atividades educativas que atendessem desde crianças até idosos, trabalhando temas de interesse dos grupos.

O Cine Plenário se constitui em uma sessão de cinema para público específico, previamente convidado, que assiste ao filme selecionado em razão da temática abordada e das possibilidades de ação/intervenção social a partir das reflexões propostas. Os filmes apresentados são licenciados para exibição pública. Prioriza-se a produção audiovisual nacional e, em especial, a produção regional. Em 2018, até o mês de setembro, foram realizadas sete exibições que contemplaram crianças, jovens, adultos e idosos.

A premiação visa incentivar a inovação, dar visibilidade e reconhecer publicamente as ações que mais se destacam entre as Escolas do Legislativo e de Contas associadas à entidade. Em 2018, o encontro acontecerá entre os dias 07 e 09 de novembro, na cidade de Curitiba (PR). Também concorrem as Escolas de Governo do Tribunal de Contas da União, do Senado Federal e da Câmara dos Deputados, entre outros órgãos.

Para o presidente da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, esta é uma iniciativa que expressa a importância da relação de participação da comunidade na vida pública. Indiretamente, o público visita a Casa para acompanhar as exibições dos filmes e passa a conhecer um pouco mais da história e da importância do Legislativo. “Uma ação que parece simples e pequena, mas que está junto aos grandes projetos de educação legislativa do Senado, da Câmara Federal. Que possa servir também como exemplo para outros locais do Brasil”, salienta.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Caxias do Sul é filiada à Abel desde maio de 2018.

16/10/2018 - 16:21
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo