Voltar para a tela anterior.

Homenagem à Associação de Educação Educaritá acontece nesta quarta-feira

Cinquentenário da instituição será celebrado durante a sessão ordinária do Legislativo, às 08h30min


Com 50 anos de história, a Associação de Educação Integral Educaritá receberá homenagem do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta quarta-feira (17/10). A entrega da honraria tem início às 08h30min, no plenário Deputado Nadyr Rossetti (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

A homenagem foi solicitada pelo requerimento nº 81/2018, de autoria coletiva, e aprovada por unanimidade. O proponente principal é o vereador Flávio Cassina/PTB. Assinam como proponentes também Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Kiko Girardi/PSD, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paulo Périco/MDB e Ricardo Daneluz/PDT.

A matéria destaca que a Educaritá, fundada em 02 de fevereiro de 1968 com a denominação de Cáritas Paroquial São José, atua nas áreas da educação e da assistência social. Inicialmente, a instituição foi conduzida pela Igreja e, posteriormente, um grupo de pessoas juntou esforços para mantê-la em funcionamento e não desamparar as crianças que atendia de forma voluntária.

Mais tarde, houve mudança na denominação, mas a entidade manteve-se no campo da Educação Infantil e, conforme os parlamentares, as fontes de recurso sempre foram precárias. Atualmente, a instituição conta com duas unidades, sendo elas no bairro Pioneiro e no bairro Nossa Senhora de Fátima. São acolhidas aproximadamente 220 crianças, com idade entre dois e seis anos, estando, na maioria, em situação de vulnerabilidade social.

Nas escolas, a Educaritá oferece às crianças oportunidades de desenvolvimento físico, psicológico, linguístico, moral e social. A instituição dispõe, ainda, de um serviço que contribui na atenção e na assistência integral às crianças e a seus familiares. Conforme o requerimento, mais de 93% das crianças têm atendimento totalmente gratuito. Os custos são suportados em parte por subvenções municipais e, em outra parte, pela própria Educaritá, por meio de ações promovidas pelos voluntários.

 

15/10/2018 - 15:44
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo