Voltar para a tela anterior.

Em sessão emocionante, Carilissa Dall'Alba recebe título de Cidadã Emérita

Professora é a primeira surda a ser homenageada na história do Legislativo caxiense


A Câmara Municipal de Caxias do Sul homenageou, na noite da quarta-feira (10/10), a professora Carilissa Dall'Alba. Numa sessão emocionante, com a presença de dezenas de amigos, ela recebeu o título de Cidadã Emérita. Em 126 anos de história do poder Legislativo, ela foi a primeira surda agraciada.

O Hino Nacional Brasileiro foi reproduzido na Língua Brasileira de Sinais (Libras), por um grupo de estudantes da Escola Hellen Keller. Logo depois, o proponente principal da homenagem, vereador Rafael Bueno/PDT, foi à tribuna para falar em nome da Casa. Com tradução simultânea, o parlamentar recordou a história de vida de Carilissa, que é surda de nascença, em virtude da rubéola contraída pela mãe.

De acordo com Bueno, a professora, formada em História pela Universidade de Caxias do Sul, hoje ensina Libras no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Ele contou que conheceu Carilissa a partir da aproximação com a família de uma das intérpretes que presta serviço para a Câmara Municipal, na transmissão das sessões, audiências públicas e homenagens. A partir daí, foram desenvolvidas iniciativas, além de projetos de lei.

Carilissa tem 33 anos e, desde os oito meses de idade, começou a frequentar a Escola Hellen Keller, instituição que é referência na educação de surdos. Da tribuna, Bueno falou sobre o movimento “Legenda para quem não ouve, mas se emociona”, que incentiva a adoção de legendas no cinema e em demais audiovisuais. “Caxias, pela primeira vez, presta homenagem a quem se dedica tanto pela inclusão. Precisamos nos orgulhar e batalhar cada vez mais para que a acessibilidade seja prioridade”, finalizou.

Depois de receber o diploma que lhe confere o título de Cidadã Emérita de Caxias do Sul, Carilissa foi à tribuna para agradecer pela distinção. Em Libras, a homenageada agradeceu aos seus pais, esposa, filha, alunos, amigos e aos parlamentares, sensíveis aos projetos de lei que tratam de acessibilidade. “Foi uma caminhada muito longa e nada foi fácil, mas continuo, junto com a comunidade surda, lutando por mais inclusão. Seja com Libras na TV, no cinema, no ensino escolar. Sou uma liderança dos surdos, porque essa é minha causa de vida”, salientou.

Ao final da solenidade, o pai de Carilissa, Jorge Dall'Alba, leu uma mensagem escrita no ano de 1989, na data em que ela completou quatro anos. O que mais emocionou os presentes, no entanto, foi uma revelação que ele fez: com o diagnóstico de rubéola de sua mãe, a gravidez era de risco e os médicos sugeriram o aborto. Seus pais, logo descartaram a ideia e deram vida à Carilissa.

Participaram da homenagem os vereadores Alceu Thomé/PTB, Flávio Cassina/PTB e Rafael Bueno/PDT. A solenidade foi conduzida pelo 1º vice-presidente da Câmara, Ricardo Daneluz/PDT.

11/10/2018 - 12:32
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo