Voltar para a tela anterior.

Daneluz cobra do município responsabilidade sobre incêndio em casarão no Parque dos Pinhais

O parlamentar caxiense lamentou a carência de fiscalização na área, que fica em Vila Seca, na Barragem do Marrecas, e está sob os cuidados do Samae


O vereador Ricardo Daneluz/PDT trouxe ao plenário, na sessão desta quarta-feira (10/10), no Legislativo municipal, a preocupação com a fiscalização e o cuidado da Unidade de Conservação Parque dos Pinhais, no distrito de Vila Seca. O principal motivo da manifestação do pedetista foi um incêndio que ocorreu recentemente num casarão localizado na área, que é do município sob a responsabilidade do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae). Diante disso, Daneluz cobrou da prefeitura maior responsabilidade e cuidado com a região, que abriga a Barragem do Marrecas.

Segundo Daneluz, o Parque dos Pinhais foi inaugurado no governo passado, do então prefeito Alceu Barbosa Velho/PDT, em abril de 2016. São 500 hectares de terra reservados à preservação e à educação ecológica. “É um importante patrimônio ambiental da cidade, mas que conta apenas com fiscalização esporádica”, lamenta o pedetista, acrescentando que o casarão que pegou fogo, dentro da proposta original, abrigaria uma espécie de escola ambiental.

Os parlamentares Denise Pessôa/PT e Gustavo Toigo/PDT também pediram providências do município no sentido de zelar melhor pela área. “Não dá para um patrimônio ambiental pegar fogo e a gente não saber de nada. Não podemos ficar sem resposta em relação a isso”, criticou a petista.

Já Toigo sugeriu a elaboração de um pedido de informações para ter conhecimento do que efetivamente ocorreu com o casarão, a origem do incêndio e o que pode ser feito para recuperá-lo, tendo em vista que haveria fontes para investimentos em projetos no segmento ambiental, como o Fundo Municipal de Recursos Hídricos.

10/10/2018 - 11:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo