Voltar para a tela anterior.

Pedro Rodrigues sugere mudanças na forma de distribuição de verbas para cadeiras de rodas

O vereador defendeu o monitoramento de suportes manuais e motorizados, concedidos pelo SUS


Realizar mudanças na forma de distribuição de verbas públicas, para cadeiras de rodas por concessão, é a sugestão do vereador Pedro Rodrigues/PSC. Na sessão ordinária desta quarta-feira (03/10), o parlamentar, integrante da Comissão de Saúde e Meio Ambiente do Legislativo, falou sobre o benefício de fazer a manutenção preventiva, a recuperação e o monitoramento das cadeiras de rodas manuais e motorizadas que tenham concessão do SUS.

Rodrigues afirmou que a quantidade de pessoas precisando de cadeiras de rodas é grande, cuja procedência tem que ser verificada. Como sugestão para melhor aplicação econômica e distribuição, o parlamentar defendeu que as cadeiras recebessem manutenção preventiva a cada seis meses. Isso porque, segundo Rodrigues, a cada dois anos, o usuário pode receber uma nova cadeira por concessão, o que não seria necessário, caso houvesse a revisão periódica da cadeira.

De acordo com o vereador, que possui experiência na área mecânica, a manutenção poderia, no mínimo, dobrar a vida útil das cadeiras, evitando que a compra de novas fosse feita após tão pouco tempo de uso. Conforme pesquisa feita pelo vereador, a manutenção completa das cadeiras de rodas, sendo realizada por assistência autorizada da fábrica, sai 42% mais barata do que comprar outro meio auxiliar de locomoção.

Para contribuir com o reaproveitamento de verbas na concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM), a proposta de Rodrigues sugere que as cadeiras realmente sem alternativa de conserto sejam recolhidas de volta ao poder público. “Dessa forma, com o retorno das cadeiras, é possível reaproveitar suas peças”, ponderou.

A avaliação para saber se a cadeira de roda deve receber manutenção ou ser devolvida e trocada por uma nova, conforme o vereador, deveria ser feita por um técnico ou especialista em manutenção. “Isso evitaria equívocos e descartes desnecessários”, garantiu.

Rodrigues contou que a indicação dessa demanda, para providências da Prefeitura, foi ter recebido uma denúncia informal, afirmando que há, inclusive, prática de comercialização das cadeiras de concessão pública, após os dois anos de uso. O documento deverá ser encaminhado ao Executivo até o final do dia de hoje.

O vereador também se manifestou sobre o caso do Postão 24h. Ele cobrou diálogo, transparência e prestação de contas, por parte do Executivo. Também disse ser necessário explicar para a população como será o atendimento, durante as reformas na unidade de saúde.

03/10/2018 - 14:07
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Juli Hoff

Ir para o topo