Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno denuncia fechamento do turno integral da Escola Municipal Leonel Brizola

Colégio atende 124 alunos em vulnerabilidade social, que moram no Loteamento Campos da Serra


O vereador Rafael Bueno/PDT denunciou na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (27), que o município manifestou intenção de fechar a Escola de Turno Integral Leonel Brizola, em funcionamento na Universidade de Caxias do Sul a partir de uma parceria com o município, firmada em 2014. O estabelecimento de ensino atende 124 estudantes do 6º ao 9º ano que moram no Loteamento Campos da Serra.

Segundo pais e mães que estiveram no Legislativo e conversaram com o vereador, se a medida se concretizar em 2019, causará um prejuízo incalculável. A preocupação é que, se os estudantes forem levados a uma escola de outro bairro, e não mais em turno integral, estarão mais expostos à vulnerabilidade e quebrarão uma rotina de estudo e aprendizado que tem funcionado bem.

"É uma atitude grave, ditatorial e que coloca em risco não apenas alunos, mas aquela comunidade (Campos da Serra) que sofre com vulnerabilidade e não tem sido assistida como deveria pela prefeitura. Fechar uma escola é abrir espaço para a marginalidade. É um crime", reclamou Bueno, lembrando o estado de tristeza das famílias do jovens.

O pedetista diz que o encerramento das atividades da Escola não foi previamente informado pela prefeitura. Conforme ele, os pais foram surpreendidos em reunião realizada na terça-feira (25), com aviso de que, a partir de 2019, não haveria turno integral na Leonel Brizola. Desta forma, os estudantes seriam encaminhados para uma escola mais longe, com apenas meio turno.

"Aliás, isso (meio turno) já vem acontecendo, porque a Secretaria Municipal da Educação, de março a agosto, cortou as oficinas de voluntários. A biblioteca funciona apenas em meio turno... Então é revoltante vermos hoje, em pleno 2018, um prefeito que prometeu ampliar escolas, construir colégios verticais, zerar o déficit da educação infantil, fechando escolas. Isso é verdadeiro um atestado de ignorância, de fracasso. Acho que a mágoa deles é que a escola leva o nome de Leonel Brizola, pedetista que criou mais de 3.600 escolas", destacou Bueno.

O vereador irá propor a convocação da secretária da Educação, Marina Matiello, na Câmara Municipal, para que traga explicações à comunidade e para que os pais dos alunos do Campos da Serra possam planejar com tranquilidade o ano de 2019 dos seus filhos.

"O que estão fazendo conosco é um absurdo, está tudo andando bem e querem prejudicar nossos filhos, justamente quando o que mais se discute é a inserção dos estudantes na escola para afastá-los da insegurança e criminalidade. Por que motivos tirar o turno integral?", ponderou Andreia de Mello, que tem a filha Andrieli estudando na Leonel Brizola.

Outra preocupação dos pais é de que possa haver algum problema, caso os alunos sejam levados a outro bairro, .

"Todos sabemos que há conflitos entre moradores de bairros diferentes, e quem vai se responsabilizar por isso?", indagou o presidente da Associação de Pais e Mestres da Leonel Brizola, Zeno Saraiva.

27/09/2018 - 14:03
Gabinete do Vereador
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo