Aberta oficialmente da 3ª Semana da Leitura de Caxias do Sul

Bate-papos, painéis e gravações de programas especiais fazem parte da Pré-Feira do Livro 2018

Foi aberta oficialmente, na sessão desta terça-feira (25/09), a 3ª edição da Semana da Leitura de Caxias do Sul, promovida pelo Legislativo. O ato foi conduzido pelo presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi/PSB, que destacou a realização do evento desde 2016, em cumprimento à Lei 2.828, de 11 de outubro de 1983, que institui anualmente a Feira do Livro e a Semana da Leitura. Até sexta-feira, 28 de setembro, bate-papos, painéis e gravações de programas especiais fazem parte da preparação à 34ª Feira do Livro.

Durante seu pronunciamento, Meneguzzi destacou a importância da leitura na formação da personalidade do cidadão. Segundo ele, a Câmara quer, a partir de experiências realizadas junto à Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa e aos diversos espaços do Parlamento, cooperar com a construção do saber a partir da literatura. “Queremos que as pessoas se sintam muito bem acolhidas neste instante de novas leituras e de conhecimentos parlamentares. É também uma oportunidade de saber sobre a produção literária da cidade. Que os cidadãos e cidadãs tenham permanente acesso a livros e a informações necessárias para o seu dia a dia”, salientou.

Também fizeram uso da palavra durante a sessão a coordenadora do Departamento do Livro e da Leitura da Secretaria Municipal da Cultura, Maria Cristina Tiburi Pisoni, e a coordenadora do Programa Permanente de Estímulo à Leitura, Helô Bacichette. Elas apresentaram os eventos que fazem parte da programação Pré-Feira do Livro que, segundo elas, iniciaram em março e atenderam crianças, adolescentes, jovens, estudantes, entidades e também idosos.

Por fim, Maria Cristina e Helô fizeram o convite para que os vereadores e a comunidade prestigiem a 34ª edição da Feira do Livro, que irá acontecer de 29 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri. “Temos o prazer de convidar vocês para que participem desses dias intensos de valorização da leitura, porque a Feira é da comunidade de Caxias do Sul”.

A TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET) vai realizar uma cobertura especial durante o evento, além de produzir e gravar programas especiais diretamente da Praça Dante Alighieri. Entre eles: Café com Letras, Roda de Saberes e o painel Cidadania.

Abaixo, conheça a programação completa e aqui a íntegra da lei 2.828/1983, que cria a Semana da Leitura e a Feira do Livro na cidade. Neste ano, a Feira do Livro se encontra na 34ª edição e vai ocorrer de 29 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. Confira a programação no seguinte site e agende-se: https://www.feiradolivrocaxias.com.

PRÉ-FEIRA DO LIVRO 2018
3ª SEMANA DA LEITURA DE CAXIAS DO SUL

(Definida pela Lei 2.828, de 11/10/1983, que cria a Feira do Livro e a Semana da Leitura)
De 25 a 28/09/2018 | Local: Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, B. Exposição)
Realização: Câmara Municipal em parceria com a organização da Feira do Livro 2018

26.09.2018 (quarta-feira)
- 14h:
Como ler a história do Legislativo municipal hoje?
Painelista: Coordenador do Centro de Memória, Eduardo Reis, e coordenador da Assessoria de Comunicação da Câmara, Tales Armiliato.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.
Público-alvo: professores de história das redes pública e privada de ensino, professores do 4º ano do Ensino Fundamental e comunidade em geral.

27.09.2018 (quinta-feira)
- 19h30
– “Nossa literatura” – Programa Café com Letras Especial em parceria com a Órbita Literária.
Mediação/Apresentação: jornalista Fábio Rausch e coordenador da TV Câmara, Elvio Gonçalves.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.
Público-alvo: escritores e leitores.

28.09.2018 (sexta-feira)
- 9h30min –
Programa Roda de Saberes no Reino das Histórias – Com o contador de histórias Zéh Henrique, professores e crianças da EMEF Giuseppe Garibaldi.
Mediação/Apresentação: jornalista Vania Marta Espeiorin.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.

Coloque na agenda: a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 29 de setembro a 14 de outubro de 2018, na Praça Dante Alighieri. Mais informações AQUI.

25/09/2018 - 11:09

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861