Legislativo caxiense aprofunda conhecimento em gestão eletrônica de documentos

Servidores conheceram sistema desenvolvido pelo TRF4, em fase de implantação na Câmara de Porto Alegre

Um grupo de servidores do Legislativo caxiense visitou, na quarta-feira (12/09), a Câmara Municipal de Porto Alegre, com a intenção de conhecer o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que visa colocar em prática a gestão eletrônica de documentos. A comitiva, composta pelo diretor-geral, Rodrigo Weber, pela diretora legislativa, Eliana Tedesco, e pelos componentes da Comissão de Avaliação de Documentos, foi recebida pelo presidente do Parlamento da capital, Valter Nagelstein/MDB, e pela representante da direção-geral, Fabiana Nissan.

Além de conhecerem o sistema, que ainda está em fase de implantação e objetiva a extinção do uso do papel até 15 de outubro deste ano, na Câmara de Porto Alegre, os servidores do Legislativo caxiense realizaram visita ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), desenvolvedor do sistema. Lá, estiveram reunidos com os técnicos que implementam a sistemática. A intenção é de que o SEI seja utilizado tanto na área administrativa, quanto do processo legislativo.

No Parlamento caxiense, existe um projeto que perpassa os quatro anos da Legislatura. Ele iniciou em 2017, com a redução no volume da compra de papéis e teve seguimento neste ano, com a reativação da Comissão de Avaliação de Documentos. Além disso, existe a intenção de que a Câmara de Caxias do Sul solicite a implementação do SEI ainda neste ano, junto ao TRF4. No entanto, a efetivação deverá se concretizar até o final de 2020.

De acordo com o diretor-geral do Parlamento caxiense, o sistema altamente interativo é de fácil acesso e fornecido gratuitamente pelo governo federal, por meio Ministério do Planejamento. “Foi uma visita muito importante, porque aprofundamos o conhecimento sobre o SEI. Além de totalmente gratuita, a ferramenta operacional é altamente eficaz e intuitiva. Caxias já é exemplo de transparência e quer ser referência de sustentabilidade também”, salienta.

13/09/2018 - 15:50

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - Mtb 11.369