Voltar para a tela anterior.

Câmara Municipal convida a comunidade para a 3ª Semana da Leitura de Caxias do Sul

O evento vai de 25 a 28 de setembro de 2018 e integra a Pré-Feira do Livro deste ano


A 3ª Semana da Leitura de Caxias do Sul será realizada pelo Legislativo caxiense no período de 25 a 28 de setembro de 2018 e integra a Pré-Feira do Livro 2018. Estabelecida pela Lei 2.828, de 11 de outubro de 1983, que também cria a Feira do Livro na cidade, a Semana da Leitura é uma iniciativa anual que conta com a parceria da organização da própria Feira.

Palestras, conversas sobre leitura e escrita, gravação de programas especiais da TV Câmara Caxias, orientações e troca de experiências sobre leituras legislativas entre professores e estudantes, contação de histórias, troca de experiências literárias entre leitores e escritores são algumas das ações desta edição. As atividades são todas gratuitas e ocorrem em diferentes espaços da Câmara de Vereadores (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição), com destaque à Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa, que é aberta de segunda a sexta-feira para a comunidade fazer pesquisas, estudos e leituras especialmente de obras relacionadas à função parlamentar ou de autores caxienses.

A abertura oficial da 3ª Semana da Leitura será no dia 25 de setembro, às 8h30min, no plenário, logo no início da sessão ordinária, sob o comando do presidente Alberto Meneguzzi/PSB. Nessa data, haverá explanação de servidores da Escola do Legislativo e de integrantes da organização da 34ª Feira do Livro.

“Nosso desejo é de que a população venha para a Câmara e se sinta acolhida neste horizonte de novas leituras e de conhecimentos parlamentares. Também é uma oportunidade de saber mais sobre a produção literária da cidade e de trocar ideias em torno da escrita, da leitura e do impacto que elas provocam na vida das pessoas. Queremos que os cidadãos tenham acesso a livros e a informações necessárias para o seu dia a dia”, ressalta o presidente da Câmara, Alberto Meneguzzi/PSB.

Ao colocar em prática a Semana da Leitura, o Parlamento municipal procura estimular novos leitores, o senso crítico na comunidade, a formação e a participação cidadã, além de contribuir para o cumprimento integral da lei 2.828/1983.

Abaixo e aqui, conheça a programação completa e a íntegra da lei 2.828/1983, que cria a Semana da Leitura e a Feira do Livro na cidade. Neste ano, a Feira do Livro se encontra na 34ª edição e vai ocorrer de 29 de setembro a 14 de outubro, na Praça Dante Alighieri, no Centro de Caxias do Sul. Confira a programação no seguinte site e agende-se: https://www.feiradolivrocaxias.com/

PRÉ-FEIRA DO LIVRO 2018
3ª SEMANA DA LEITURA DE CAXIAS DO SUL

(Definida pela Lei 2.828, de 11/10/1983, que cria a Feira do Livro e a Semana da Leitura)
De 25 a 28/09/2018 | Local: Câmara Municipal (Rua Alfredo Chaves, 1323, B. Exposição)
Realização: Câmara Municipal em parceria com a organização da Feira do Livro 2018

25.09.2018 (terça-feira)
- 8h30min
: Abertura da 3ª Semana da Leitura, na sessão ordinária, pelo presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi, e com explanação de integrantes da Escola do Legislativo e da organização da Feira do Livro 2018 (Maria Cristina Tiburi Pisoni e Helô Bacichette, do Departamento do Livro e da Leitura, da Secretaria Municipal da Cultura). Local:  plenário da Câmara Municipal.  

26.09.2018 (quarta-feira)
- 14h: Como ler a história do Legislativo municipal hoje?
Painelista
: Coordenador do Centro de Memória, Eduardo Reis, e coordenador da Assessoria de Comunicação da Câmara, Tales Armiliato.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.
Público-alvo: professores de história das redes pública e privada de ensino, professores do 4º ano do Ensino Fundamental e comunidade em geral.

  27.09.2018 (quinta-feira)
- 19h30 – “Nossa literatura” – Programa Café com Letras Especial em parceria com a Órbita Literária.
Mediação/Apresentação:
jornalista Fábio Rausch e coordenador da TV Câmara, Elvio Gonçalves.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.
Público-alvo: escritores e leitores.

  28.09.2018 (sexta-feira)
- 9h30min – Programa Roda de Saberes no Reino das Histórias
– Com o contador de histórias Zéh Henrique, professores e crianças da EMEF Giuseppe Garibaldi.
Mediação/Apresentação: jornalista Vania Marta Espeiorin.
Local: Casa de Leitura, Memória e Educação Legislativa da Câmara.

Coloque na agenda: a 34ª Feira do Livro de Caxias do Sul ocorre de 29 de setembro a 14 de outubro de 2018, na Praça Dante Alighieri. 

13/09/2018 - 14:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo