Voltar para a tela anterior.

Escola do Legislativo completa três anos nesta sexta-feira

Órgão da Câmara Municipal desenvolve atividades sobre a democracia e o exercício da cidadania


A Escola do Legislativo de Caxias do Sul completa, nesta sexta-feira (10/08), três anos de criação. Instituída por meio da Resolução 245/A, de 2015, ela tem como uma de suas principais missões desenvolver atividades para a compreensão do funcionamento do Poder Legislativo e suas relações com os Poderes Executivo e Judiciário e a sociedade. Além disso, promove ações sobre a democracia e o exercício da cidadania.

Desde o inicio de suas atividades, a Escola se destaca por oferecer cursos de formação, palestras, simpósios e seminários a agentes políticos, legisladores, lideranças comunitárias, servidores públicos e população em geral. Nesse sentido, ao visar o oferecimento de ferramentas de qualificação, o órgão firmou convênios com Assembleias Legislativas, Câmara dos Deputados e Senado Federal, Ministério Público, Tribunais de Contas e instituições de ensino superior. Em 2018 também se credenciou à Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel).

Para o presidente da Câmara Municipal, Alberto Meneguzzi/PSB, a Escola é um mecanismo importante na formação tanto de servidores e legisladores quanto da comunidade. “Ao longo do tempo e com as condições necessárias, a Escola do Legislativo está se consolidando como figura importante no cenário da formação para a cidadania. Um exemplo disso será a disponibilização de um curso de webjornalismo em conjunto com o Senado, previsto ainda para este ano”, revela.

De acordo com o diretor da Escola do Legislativo, vereador Edson da Rosa/MDB, a Escola é um elo entre o poder público e os cidadãos caxienses. “São iniciativas em parcerias com diversas instituições que valorizam e dão credibilidade às nossas ações”, completa.

Dentro do Legislativo caxiense, a Escola também é um importante meio de apoio à atuação das Comissões e Frentes Parlamentares. O conjunto de atividades é pensado e desenvolvido pelo Núcleo de Ensino, Pesquisa, Extensão, Publicação e Divulgação (NEPEPD), composto pelos seguintes setores da Casa: Assessoria de Comunicação Social, Centro de Memória, Direção-Geral e Direção Legislativa. É esse grupo que auxilia o diretor, que é um(a) vereador(a) indicado(a) pela Mesa Diretora.

Uma das iniciativas da Escola do Legislativo que tem dado bons frutos é o CinePlenário. Realizado em parceria com a TV Câmara Caxias e a Assessoria de Comunicação da Casa, a ação visa democratizar o acesso da comunidade ao conteúdo audiovisual, sobretudo aqueles filmes e curtas produzidos no Brasil. Em 2018, a iniciativa já chegou à sexta edição, com lotação máxima do plenário da Câmara em quase todas as exibições.

10/08/2018 - 14:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo