Profissionais do Direito são homenageados com o Prêmio Dr. Mário David Vanin

Solenidade conferiu distinção aos advogados, Graziela Cardoso Vanin e Itamar Luiz França

O Legislativo caxiense homenageou, na noite de quinta-feira (09/08), os advogados Graziela Cardoso Vanin e Itamar Luiz França, com o Prêmio Dr. Mário David Vanin de Direito. A solenidade, comandada pelo presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, conferiu a distinção aos profissionais pelos relevantes serviços prestados na área da advocacia.

Indicados pelas bancadas do PSDB e PDT, respectivamente, os nomes foram apreciados pela Comissão de Constituição, Justiça e Legislação (CCJL) do Legislativo. Externa à Casa, a avaliação também foi feita por um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção Caxias do Sul, e um membro de cada coordenadoria dos cursos de Direito existentes no município.

Os vereadores Paula Ioris/PSDB e Rafael Bueno/PDT, líderes das referidas bancadas, se pronunciaram em nome da Câmara Municipal. Da tribuna, Paula destacou a trajetória de Graziela Vanin, sobretudo pelo seu trabalho comunitário e na assessoria jurídica junto ao Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR). “Hoje é um momento marcante para a doutora Graziela, porque ela é a primeira mulher a receber tal distinção”, revelou.

Já o vereador Rafael Bueno/PDT enalteceu a carreira de França, reconhecido pela criação do Serviço de Assistência Judiciária Gratuita (Saju), que atende a comunidade carente e proporciona prática profissional aos estudantes do curso de Direito. “Foi uma trajetória de obstinação, lutas, sacrifícios, conquistas, vitórias e dedicação ao próximo. Desde sempre Itamar teve disposição de idealizar e atuar em benefício da comunidade”, salientou.

Ao receber o diploma do Prêmio Mário David Vanin de Direito, Graziela foi à tribuna para agradecer a indicação. A advogada é graduada pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e exerce a profissão há 19 anos. Atualmente é presidente da OAB Caxias do Sul (gestão 2016/2018), sendo a segunda mulher a assumir a liderança de tão importante entidade. Na ocasião, ela recordou a veia política herdada da família e o trabalho incansável pela valorização da classe. “Não vivo a política partidária, mas institucional em prol da profissão que muito me orgulha e à qual eu escolhi”, resumiu.

Formado em Direito há 43 anos, Itamar Luiz França, já atuou como engraxate, reciclador de resíduos, servente de pedreiro, auxiliar de agrimensor, metalúrgico e barbeiro. Além disso, atuou como docente por 25 anos, até sua aposentadoria. Na Universidade de Caxias do Sul (UCS), também exerceu as atividades de coordenador dos estágios e chefe do Departamento de Ciências Jurídicas. “A minha vida foi feita com muito trabalho, mas foi divertido, foi bom e com muita alegria. Eu quero compartilhar tudo isso com essa comunidade que me acolheu tão bem” finalizou.

Instituído em 2012 por iniciativa do ex-vereador Francisco Spiandorello, o Prêmio homenageia profissionais que tenham, no mínimo, 15 anos de atividade no segmento. Mario David Vanin (1941-2011) foi prefeito de Caxias do Sul e atuou como advogado e professor na área do Direito.

10/08/2018 - 11:57

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - Mtb 11.369