Voltar para a tela anterior.

Rafael Bueno fiscaliza unidades de saúde da Zona Norte

Falta de medicamentos e de materiais básicos segue sendo rotina nos postos 


O vereador Rafael Bueno/PDT fiscalizou na tarde desta sexta-feira (03/08) unidades básicas de saúde (UBSs) da Zona Norte de Caxias do Sul e constatou que a falta de medicamentos, aparelhos e materiais básicos para trabalho dos profissionais continua sendo rotina. O parlamentar esteve nas UBSs do Belo Horizonte, Vila Ipê, Santa Fé.

Na UBS do Belo Horizonte, além da falta de contraceptivos injetáveis (que evita a gestação por até três meses), remédios como antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos, entre outros, os trabalhadores estão sem sabonetes e detergentes e o filtro da água está sem manutenção vencida há um ano e meio. Os usuários, mesmo assim, têm utilizado a água, mas precisam trazer copos de casa porque não há descartáveis. O oxímetro, o único da UBS, não funciona em crianças, porque elas não têm sensibilidade em razão do tamanho dos dedos, e o aparelho que mede a glicose no sangue está estragado.

Materiais mais simples, como receituários, também estão em falta, e muitas vezes é preciso tirar xerox. Os contraceptivos, muito procurados pelas usuárias, também estão em falta na UBS do Vila Ipê, que estava com mais de 20 pessoas para serem atendidas às 15h30. Um mulher foi buscar o medicamento para ser aplicado, mas foi avisada de que não há previsão para chegar. Outra situação constatada é que usuários da UPA da Zona N orte têm sido encaminhados para a UBS para retirar remédios, o que está fazendo o estoque acabar bem antes do prazo. Segundo funcionários da UBS do Santa Fé, a situação no posto estaria mais controlada, talvez porque a procura de usuários têm sido baixa.

O vereador diz ser inadmissível faltar remédios para casos graves, como quem tem alteração ou câncer na próstata, para hipertensão e diabetes.


"Cumpro o meu papel como fiscalizador e percebo que a saúde pública na cidade continua muito mal, com necessidades básicas não sendo atendidas, como medicamentos essenciais. E existe um sério problema que a UPA da Zona Norte tem mandado pacientes retirarem remédios nas UBSs, o que aumenta o problema", destacou Bueno.
 

03/08/2018 - 17:35
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo