Reomar Slaviero recebe título de Cidadão Emérito

Honraria destacou participação do empresário em entidades de classe e atuação profissional

O empresário Reomar Angelo Slaviero foi homenageado com o título de Cidadão Emérito, na noite de quinta-feira (26/07), no plenário da Câmara Municipal. A celebração, conduzida pelo presidente do Legislativo caxiense, Alberto Meneguzzi/PSB, relembrou principalmente a atuação de Slaviero em entidades de classe, sociais, clube de futebol e na Festa da Uva. Slaviero entrou no plenário ao som da música My Way (Frank Sinatra/Elvis Presley), interpretada pelo tenor Giovanni Marquezeli que, na sequência, também cantou o Hino Nacional Brasileiro.

O vereador Flávio Cassina/PTB fez o pronunciamento em nome da Câmara de Vereadores: “O objetivo maior é o reconhecimento público. Reconhecimento pelo trabalho prestado à comunidade, à cidade de Caxias do Sul. Hoje atua em uma das funções mais estratégicas para a nossa cidade, a presidência do Simecs (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul)”.

O parlamentar ressaltou a participação de Slaviero em outras entidades de classe como Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC), Rotary Clube e Festa da Uva. “Nosso homenageado é a incorporação de todas as virtudes que ajudaram a construir nossa cidade. Exemplo para as futuras gerações. Não será por falta de exemplo que esta cidade deixará de ser progressista. Continue com esta visão dinâmica e empreendedora, Reomar. Sirvam vossos feitos de modelo a toda gente”, finalizou Cassina.
Na solene, foi exibido um vídeo contando a trajetória do empresário. Depois, ocorreu a concessão do diploma de Cidadão Emérito. Carlos Zignani, diretor do Simecs, também entregou uma placa pela conquista do título de cidadão emérito. A CDL fez a entrega de outra placa em homenagem a Slaviero.

Em mais um vídeo exibido durante a solenidade, depoimentos da família e de personalidades, como o cartunista Iotti, falando da paixão em comum dos dois pela SER Caxias. Teve ainda mensagem do governador José Ivo Sartori/MDB, destacando as entidades por onde Slaviero passou. Atual presidente Simecs, em seu discurso, Slaviero afirmou que nunca imaginou que receberia o título de Cidadão Emérito. “Momento ímpar na minha vida. Ao receber este prêmio, me questiono se mereço. Afloram recordações da minha infância, da escola Euzébio Beltrão de Queiróz, do exemplo dos meus pais para quem, com pouco, é possível fazer muito”, sublinhou.

Prosseguindo em seu pronunciamento, o empresário mencionou lideranças empresariais que o inspiraram. “Acredito no associativismo, na livre-iniciativa, na união do setor público com o privado. Exemplos como o de Francisco Stédile, Paulo Bellini e Raul Randon devem ser destacados. Agradeço aos vereadores e aos presentes nesta homenagem. Confesso que nunca imaginei receber tal honraria”, reiterou.

Representando o Executivo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Emilio Andreazza, cumprimentou o homenageado por sua história. Também prestigiaram o evento os vereadores Adiló Didomenico/PTB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB, Gustavo Toigo/PDT, Edson da Rosa/MDB e Velocino Uez/PDT.

A concessão do título foi uma proposta dos parlamentares Flavio Cassina/PTB, Adiló Didomenico/PTB, Alceu Thomé/PTB, Edson da Rosa/MDB, Felipe Gremelmaier/MDB, Paula Ioris/PSDB, Paulo Périco/MDB e Ricardo Daneluz/PDT. O requerimento sobre a distinção foi aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa, último dia 12 de junho.

Um pouco da trajetória de Slaviero

Reinar Angelo Slaviero possui formação de Tecnólogo em Automatização Industrial pela Universidade de Caxias do Sul e pós-graduado em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Em sua trajetória profissional, de 1973 a 1998, trabalhou na Embratel como técnico em telecomunicação sênior. De 1986 até 1998, ainda na Embratel, atuou como gerente regional. Foi vice-presidente do Simecs de 2010 a 2013 e de 2013 a 2016; diretor da Câmara Setorial Eletroeletrônico de 2004 a 2009; e presidente do Rotary Club Caxias do Sul de 2005 a 2006. Foi também presidente do Conselho Deliberativo da S.E.R Caxias entre 1996 e 2000, membro do Conselho Deliberativo da CIC em 2008 e 2009 e vice-presidente de Indústria da CIC de Caxias do Sul – gestão 2012-2013 e 2014-2015. Presidiu ainda o Arranjo Produtivo Local (APL) Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha – gestão 2013/2015. Na Festa da Uva, trabalhou de 2001 a 2008, como vice de hospitalidade (2002), vice social em 2004 e 2006 e presidente em 2008. Atualmente, está à frende do Simecs.

27/07/2018 - 10:09

Editor(a) e Redator(a): Marcio Schenatto - Mtb 12.217