Voltar para a tela anterior.

Avaliadores vistoriam a inserção da Câmara no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade


Examinadores do PGQP observaram o funcionamento de ferramentas de gestão nos setores da Casa


A caminho de uma medalha de bronze (um dos níveis de reconhecimento do PGQP), em 2012, é o estágio em que se encontra a Câmara Municipal de Caxias do Sul. Após a primeira visita dos avaliadores do Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade (PGQP), nesta sexta-feira (29/10), o consultor do projeto na Casa, Evandro Dalpissol, revelou que, para eles, o Legislativo Caxiense está avançando nos critérios de liderança, estratégia e planos, clientes, sociedade, informações e conhecimento, pessoas, processos operacionais e resultados.

Os três examinadores alegaram questões éticas para não divulgarem os seus relatórios de avaliação. Ao longo do dia, a equipe percorreu os setores da Casa e questionou servidores.

Segundo o consultor, desde o segundo semestre de 2009, quando a Câmara aderiu ao programa, houve melhorias a partir da criação do planejamento estratégico. A ferramenta permitiu padronizar a rotina de trabalho de todos os setores e diminuir os casos de repetição da mesma atividade em diferentes seções, observou. Para Dalpissol, também já evoluiu o processo de atendimento ao público. Destacou, sobretudo, o projeto Câmara Vai aos Bairros, por meio do qual vereadores visitam comunidades do município e encaminham demandas de obras e serviços ao Executivo.

O especialista referiu, ainda, a criação de mais de cem instruções de trabalho, com intuito de detalhar atividades e facilitar a adaptação de novos servidores. Disse que, entre outros aperfeiçoamentos, merecem destaque o sistema de busca de processos legislativos pelo site da Câmara (www.camaracaxias.rs.gov.br), a valorização dos estagiários e a conscientização ambiental (palestras e práticas de separação do lixo).

Dalpissol explicou que as ferramentas de gestão deverão ser melhoradas para, na sequência, o funcionamento do Legislativo de Caxias ser comparado ao de outras câmara municipais.

O Legislativo tem o Comitê de Melhoria Contínua da Qualidade (CMCQ). O grupo é composto por cinco servidores de carreira e direção-geral, tendo por finalidade coordenar as ações de busca da excelência.

Neste ano, foi contratada uma consultoria para apoio na implementação das práticas do modelo de gestão do PGQP. Desde então, iniciou-se a execução de ações como o mapeamento de processos, treinamento interno com os atuais e potenciais integrantes do CMCQ e a integração de novos colaboradores.

O Sistema de Avaliação do PGQP está estruturado desde 1993 e funciona baseado em critérios de excelência do Prêmio Nacional da Qualidade. Trata-se de ferramenta de gestão que permite diagnosticar o estágio de desenvolvimento gerencial e planejar ações visando à melhoria contínua.

29/10/2010 - 16:11
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul


Ir para o topo