Voltar para a tela anterior.

Mais uma turma de crianças lota o plenário para assistir a filme baseado em obra de Verissimo

“As Aventuras do Avião Vermelho” atraíram turmas da Educação Infantil da rede pública para o Programa CinePlenário, no Legislativo caxiense


Mais cerca de 180 crianças da Educação Infantil da rede pública de ensino participaram do CinePlenário, nesta quarta-feira (18/07), no Parlamento de Caxias do Sul. Elas assistiram ao filme intitulado “As Aventuras do Avião Vermelho”, baseado em obra homônima do escritor gaúcho Erico Verissimo. São alunos das escolas do município de Caxias do Sul administradas de forma compartilhada pelo Centro Filantrópico de Assistência Social Charles Leonard Simon Lundgren que, pela primeira vez, visitaram a Câmara junto com suas professoras.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Escola de Educação Infantil Aurora Milesi Rizzi, Maribel Paim, neste ano, foi o primeiro passeio cultural que os pequenos realizaram. “Estavam empolgados desde antes de entrar no ônibus para vir para cá”, relata a educadora.

Um pouco curiosa e inquieta, Louise Souza, de quatro anos, disse que adorou o salgadinho e o suco que recebeu logo que chegou ao plenário da Câmara. Também explicou que o filme contava a história de um avião e se comprometeu a ficar atenta ao telão para acompanhar as imagens e a narrativa.

Na tarde desta quarta-feira, as crianças foram recepcionadas pelo coordenador de Comunicação da Câmara, Tales Armiliato, pelas servidoras Tamara Aparecida Gaio e Edivania da Costa Ramos, pelo coordenador do Centro de Memória, Eduardo Reis, e pelos vereadores Edson da Rosa/MDB, que é o diretor da Escola do Legislativo, e Denise Pessôa/PT, que estava com o filho Eduardo, de um ano, e é presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança e comanda a Procuradoria Especial da Mulher.

Edson agradeceu a presença das crianças e das docentes, ressaltando que trazem mais vida ao Parlamento. E Denise lembrou que os pequenos também têm voz e precisam ser ouvidos numa cidade.

O presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, também conversou com a garotada e agradeceu pela participação de todos neste programa institucional que busca estimular a cultura cinematográfica e, principalmente, aproximar ainda mais as crianças e a comunidade do Legislativo municipal.

O CinePlenário é uma iniciativa da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul promovida diretamente pelas equipes da Escola do Legislativo e da Assessoria de Comunicação da Casa. Em relação ao filme escolhido para as sessões desta semana, traz a história de Fernandinho, um garoto solitário que visita, a abordo de uma aeronave, um mundo cheio de cor, onde descobre, por exemplo, a alegria de ler e ter amigos.

Semana passada, cerca de 180 crianças já tinham participado da iniciativa. Nesta quinta-feira (19/07), às 14h15min, mais um grupo marcará presença. Para o lanche distribuído à gurizada nas três sessões, a Câmara contou com a contribuição espontânea de salgadinhos da empresa Santa Justina e de pipocas e bolinhos doados pela Distribuidora Menon e pelo Super Condor.

Mais informações sobre o CinePlenário podem ser obtidas pelo email: escoladolegislativo@camaracaxias.rs.gov.br.

18/07/2018 - 18:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo