Voltar para a tela anterior.

Vereador Rafael Bueno mostra situação caótica durante vistoria no Postão 24 Horas

Falta de mais de 20 medicamentos, longas filas e jornadas extenuantes de servidores cercaram fala do parlamentar


Em uma vistoria ao Postão 24 Horas no final da tarde desta terça-feira (17), o vereador Rafael Bueno/PDT constatou a falência dos serviços de saúde em Caxias do Sul, que vem se agravando nas últimas semanas devido à má gestão do prefeito Daniel Guerra e da Secretaria da Saúde. Bueno percorreu os setores do órgão público e verificou a falta de mais de 20 medicamentos listados pelos funcionários, como diazepan, metronidazol, dipirona, amoxilina, aciclovir, clonidina, entre outros.
Os servidores alegaram que a falta poderia ter sido evitada caso tivesse sido prevista uma reserva técnica, comum em época de frio, mas que não foi feita.

   O descaso com o atendimento público pode ser verificado no setor de observação, superlotado. A aposentada Elaine Volbzik, 59 anos, sentiu isso na pele. Ela chegou ao Postão às 3h30min da terça-feira e às 17h30min seguia no setor de observação, sem previsão de encaminhamento para alta, devido a um problema intestinal. Foi a primeira e dramática experiência que viveu na rede pública de saúde.

   “Estou muito decepcionada com o que estou vendo. Eu vi passar três turnos de trabalho dos servidores e o esforço e o cansaço dos profissionais da saúde, que desejam fazer um bom trabalho, mas cada vez mais ficam pressionados física e psicologicamente". Diz a Elaine. "Eles têm que fazer mágica. Não podem nem sair para tomar água."

   O parlamentar também ressaltou que a falta de servidores e as portas fechadas em muitas unidades básicas de saúde (UBSs) por parte da administração ajudam a ampliar os problemas do Postão e também na UPA da Zona Norte, fato também constatado por imagens enviadas por usuários ao vereador.

   "Enquanto eu circulava no Postão, no final da tarde de ontem, 15 leitos estavam ocupados com os pacientes aguardando internação, 12 poltronas estavam ocupadas, sendo oito de pessoas aguardando internação. Por que o prefeito não volta agora ao Postão para ouvir a população? Para fazer um 'ao vivo' ele foi lá e fez. Agora, deveria voltar para ver as pessoas nos corredores, sentadas no chão, deitadas nas cadeiras."

   Bueno também voltou a comentar a falta de gestão da saúde na escala de médicos: "A denúncia que eu apresentei ontem (terça-feira), vocês se lembram, colegas? Está aqui capa do jornal Pioneiro de hoje. Pronto-atendimento 24 horas orientam pediatras a não atenderem na noite de sábado. Tinha dois pediatras no Postão e eles estavam orientados a não atenderem as crianças. Isso é negligência, negar atendimento para crianças".

18/07/2018 - 16:36
Assessoria do Gabinete do Vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo