Voltar para a tela anterior.

Bandeira espera que modernização de lei local sobre telefonia seja providenciada pelo Executivo

No comando da Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores da Telefonia em Caxias do Sul, o parlamentar tem trabalhado em busca de melhor sinal ao interior


Modernizar a lei municipal sobre telefonia faz parte dos anseios que o vereador Arlindo Bandeira/PP reafirmou na tribuna do Legislativo caxiense, durante a sessão ordinária desta terça-feira (17/07). À frente da Comissão Temporária Especial em Defesa dos Consumidores da Telefonia em Caxias do Sul (CTEDCTCS), o parlamentar tem trabalhado em busca de melhor sinal de telefone e internet para o interior.

Por isso, propôs ao poder Executivo caxiense mudanças na lei 7.347/2011, que institui o licenciamento integrado para instalação de estações de rádio base de telefonia celular, de transmissão de dados e de equipamentos afins. Segundo Bandeira, a intenção é reduzir a burocracia enfrentada pelas operadoras de telefonia, criando mais facilidades para a instalação de antenas na cidade. “A contrapartida que estamos exigindo às operadoras é que os pontos de colocação das antenas sejam debatidos em conjunto com a Câmara de Vereadores e com a prefeitura, em benefício da comunidade”, defendeu o progressista.

Bandeira disse que manteve contato com Jorge Andreazza, na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, e ele teria dito que o assunto tramita atualmente na Secretaria de Governo. O vereador explicou que a proposição de alterar a lei surgiu numa reunião da CTEDCTCS com representantes de operadoras. “Se essa mudança na lei ocorrer, será uma vitória, pois temos confiança de que haverá melhoria no sinal de telefone, se transformando num grande passo em direção ao nosso futuro. Hoje, falamos em 4G, mas o que temos disponível é meio G. Em alguns locais, estamos completamente no escuro (em termos de cobertura de telefone). Além disso, a telefonia fixa também vem apresentando problemas por causa da demora nos consertos”, lamentou o vereador.

Bandeira também aproveitou a tribuna para relatar outras ações da CTEDCTCS. De acordo com ele, a luta dos vereadores que compõem o grupo gerou diversas conquistas, como a antena em Criúva, a inserção das demandas da região no Termo de Ajustamento de Conduta entre operadoras e Ministério Público decorrente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) realizada na Assembleia gaúcha. Também destacou abaixo-assinados e encaminhamentos, via Procon, de reivindicações e queixas ligadas à telefonia.

Além de Bandeira, integram atualmente CTEDCTCS os parlamentares Alceu João Thomé/PTB e Gladis Frizzo/MDB.

17/07/2018 - 10:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo