Voltar para a tela anterior.

Escola Dr. Assis Antônio Mariani recebe homenagem do Legislativo pelas três décadas de história

A sessão solene teve a presença da comunidade escolar e de três equipes da gincana pedagógica


O Legislativo caxiense homenageou, em sessão solene da noite desta quinta-feira (12/07), os 30 anos de fundação da Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Assis Antônio Mariani, localizada no bairro Jardim Eldorado. A solenidade contou com a presença de estudantes e de três equipes da gincana pedagógica da instituição. A plenária foi conduzida pela 1ª secretária da Câmara, Gladis Frizzo/MDB. Os vereadores Kiko Girardi/PSD e Rafael Bueno/PDT, acompanharam o ato.

Propositor principal da distinção, o vereador Rodrigo Beltrão/PT falou em nome da Casa. Na tribuna, recordou a história do bairro Serrano e outras nove comunidades, que se uniram na década de 1980, com o sonho de constituir uma escola que atendesse a demanda das famílias. Foi a partir da soma de esforços da sociedade civil e do poder público que, em 1988, foi inaugurado o colégio, então anexo da Escola Érico Veríssimo, em um prédio cedido por moradores.

Na tribuna, Beltrão recordou a implantação do Ensino Médio em 2000. Atualmente, a instituição atende aproximadamente 650 estudantes nos três anos finais da educação básica. A escola conta com 51 colaboradores, entre professores e funcionários. O patrono Dr. Assis Antônio Mariani nasceu em 1944, em Caxias do Sul, e se formou em Direito, pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), além de atuar como radialista, jornalista, músico, poeta, advogado e político.

O petista ainda lembrou que, apesar da crise institucional vivida no Brasil, falar de educação é tratar de um dos referenciais mais positivos para o futuro do país. Beltrão também refletiu sobre a necessidade de democratizar o acesso ao ensino público de qualidade e enalteceu o trabalho da instituição homenageada. “Temos na escola Assis Mariani uma referência na nossa educação, porque enxergamos naquele local uma comunidade de êxito, porque fez um sonho se tornar realidade”, salientou.

Depois da entrega da placa em homenagem às três décadas de história, a atual diretora da Escola, Clair Barcarolo, fez o uso da palavra para agradecer a honraria. Citou o aprendizado que teve no educandário, onde trabalhou desde o início de seu serviço público como professora. Ela agradeceu à comunidade escolar pelo incentivo e enalteceu o apoio do Círculo de Pais e Mestres (CPM).

Na oportunidade, Clair falou sobre a atuação do grêmio estudantil e o trabalho dos professores que instigam os alunos a buscarem o conhecimento. Além disso, três equipes da gincana pedagógica da escola se apresentaram e mostraram a conceitos sobre a história da matemática, a importância do ecossistema para a vida na Terra e os valores culturais do tradicionalismo gaúcho. Por fim, estudantes apresentaram canções ao som de voz e violão e voz e acordeon.

13/07/2018 - 11:39
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo