Voltar para a tela anterior.

Encaminhada ação para tornar Monumento a Ogum Patrimônio Cultural de Caxias do Sul

Vereador Rafael Bueno intermediou encontro entre representantes da religião e entidade cultural


O vereador Rafael Bueno/PDT intermediou na tarde desta quinta-feira (12/07) um encontro entre representantes da umbanda e integrantes do Conselho de Política Cultural de Caxias do Sul afim de se iniciarem os encaminhamentos para tornar o Monumento a Ogum Patrimônio Cultural de Natureza Material do município. Entre as 60 pessoas presentes, Saul de Medeiros, presidente da Associação de Umbanda de Caxias do Sul, falou em nome dos religiosos e agradeceu o início das tratativas. Ele lembrou que Caxias do Sul é o único município do Brasil com uma praça homenageando um babalorixá, a Praça Lauro de Oxum, onde o monumento a Ogum está localizado, na Perimetral Sul. A comunidade umbandista elegeu Ogum patrono de Caxias do Sul.

Maria Cecilia Pozza, presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, e Ernani Viana da Silva Neto, da área do patrimônio da entidade, explicaram que o dossiê entregue hoje a eles pela Associação de Umbanda será protocolado nos próximos dias no Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural. O COMPACH deve se pronunciar sobre o pedido de tombamento em cerca de quatro meses.  O vereador Bueno destacou a importância de tornar o bem patrimônio cultural em respeito à diversidade religiosa e por que a umbanda é uma religião acolhedora e que não faz diferenciações entre as pessoas.

"Todos são bem recebidos e sempre estamos preocupados em preservar a inclusão e livre manifestação das religiões em nossa cidade", destacou o parlamentar, que lamentou o fato de a prefeitura ter retirado dos umbandistas o Santuário Ecológico Reino dos Orixás, no bairro Cruzeiro, em um "ato de desrespeito aos milhares adeptos da religião".

Para Saul, a Praça e o Monumento a Ogum são conquistas que colocaram Caxias do Sul como cidade que dá enorme atenção e reconhece a diversidade cultural e religiosa.

"Esse encaminhamento como patrimônio material reforça ainda mais a importância da religião", diz Saul.

Cecilia e Ernani destacaram que esta é uma causa centrada na fé e no trabalho e que por isso merece todo o respeito nesse encaminhamento.

Para entender 
Ogum é o deus do ferro, a divindade que ergue a espada e fabrica o ferro, transformando-o no instrumento de luta. É o padroeiro de todos os que manejam ferramentas: ferreiros, barbeiros, agricultores, cirurgiões, tatuadores, mecânicos, motoristas de caminhões e maquinistas de trem. É o orixá da tecnologia.

12/07/2018 - 17:59
Gabinete do vereador Rafael Bueno/PDT
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo