Voltar para a tela anterior.

Comissão de Desenvolvimento Urbano do Legislativo promove palestra sobre Cidades Inteligentes

A iniciativa, que ocorre na próxima segunda-feira (16/07), às 14h, é aberta à comunidade e será realizada em parceria com pesquisadores da Universidade de Caxias do Sul


A Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação do Parlamento caxiense promove, na próxima segunda-feira (16/07), às 14h, a palestra “Cidades Inteligentes, Sustentáveis e Resilientes”. Aberta à comunidade e realizada em parceria com pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul (UCS), a iniciativa ocorre na Sala das Comissões Vereadora Geni Peteffi, na Câmara Municipal de Caxias do Sul (Rua Alfredo Chaves, 1323, bairro Exposição).

As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 14 de julho por meio dos fones (54) 3066.3945 e (54) 981643038 ou e-mail imoschen@camaracaxias.rs.gov.br.

Serão palestrantes: a professora doutora Janaina Macke, coordenadora do Grupo de Pesquisa Teoria Social nas Organizações (TSO) e membro da Internacional Sustainable Development Research Society (ISDRS); os doutorandos Rafael de Lucena Perini e Fábio Tolfo Ribas; e o mestrando Joel Tshibamba Mukendi, pesquisador do Grupo de Pesquisa Multidisciplinar em Inovação e Competitividade (GMIC). A mediação será feita pela CDUTH, que tem os seguintes vereadores integrantes: Denise da Silva Pessôa/PT, Edi Carlos Pereira de Souza/PSB (presidente), Edson Paulo Theodoro da Rosa/MDB, Gustavo Luis Toigo/PDT e Paula Cristina Ioris de Oliveira/PSDB.

Presidente da CDUTH, o vereador Edi Carlos Pereira de Souza explica que o objetivo do encontro é refletir sobre o modelo atual de cidade, os conceitos referentes à temática das cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes, e o desenvolvimento científico para inovação tecnológica.

Também integrante do grupo, a vereadora Paula Ioris/PSDB acrescenta que a proposta da palestra partiu dos alunos do Doutorado e do Mestrado de Administração da UCS. Segundo ela, é um assunto que está sendo debatido na academia e precisa avançar para a sociedade. "Dados da ONU apontam que, até 1950, 30% da população mundial vivia nas cidades. Em 2017, 54% da população mundial vive nas cidades, ou seja, 4 bilhões de pessoas. E a previsão é de que, até 2030, 5 bilhões das pessoas passarão a viver nas cidades. Para isso, nós temos que ter meios sustentáveis de convivência", sugere a parlamentar.

11/07/2018 - 17:11
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo