Vereador Rafael Bueno participa de conversa com alunos da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi

Estudantes ouviram experiências sobre funcionamento do Legislativo e rotina de trabalho do parlamentar

O vereador Rafael Bueno/PDT conversou na manhã desta terça-feira (10) com 70 estudantes do 6º e 7º anos da Escola Municipal Giuseppe Garibaldi sobre o funcionamento da Câmara Municipal, sua trajetória e atividades como parlamentar e o "Programa Estudantil Vereador por um Dia 2018", que ocorrerá nos dias 22 e 29 de outubro. Antes, nos dias 1º e 3 de outubro, ocorrem as sessões preparatórias, com a escolha da Mesa Diretora. Nesta edição, a iniciativa promovida pela Comissão de Educação e a Escola do Legislativo envolve alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental das redes municipal, estadual e particular da cidade.

Conforme Bueno, o programa é uma chance de os jovens entenderem as funções do Legislativo e o impacto que esse trabalho traz à população.

"Muitas sugestões das outras edições do programa foram levadas adiante por nós, vereadores, encaminhadas como projetos de lei e indicações ao Executivo", destacou, lembrando a importância da formação de cidadãos com consciência e responsabilidade dos direitos e deveres.

O "Vereador por um Dia" existe desde 30 de junho de 1999, sendo de autoria do falecido ex-vereador Waldemar Jones Biglia. Assim como Rafael Bueno, também integram a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo os vereadores Paulo Périco/PMDB (presidente), Edson da Rosa/PMDB, Kiko Girardi/PSD e Ricardo Daneluz/PDT.

Trajetória

Além de mostrar dois vídeos institucionais do Legislativo, que discorrem sobre as atividades e prerrogativas dos vereadores, Bueno lembrou que aos 10 anos de idade foi presidente do Grêmio Estudantil da Giuseppe Garibaldi e que é importante desde cedo os alunos auxiliarem nas demandas do colégio e da comunidade. Segundo o pedetista, com a participação e envolvimento em situações do cotidiano, as crianças e adolescentes entendem a importância da cidadania. O parlamentar também comentou sobre projetos seus que tramitaram no Legislativo, como inclusão social, literatura, segurança, saúde e infraestrutura, entre outros, e mostrou a importância de cobrar dos gestores públicos medidas que visem a melhorar a vida em comunidade.

"Aos 17 anos me tornei presidente da Associação de Moradores do Cristo Redentor e quatro anos depois fui eleito o vereador mais jovem da história de Caxias do Sul. Isso aconteceu por que desde cedo eu me envolvi nas questões da comunidade, ouvindo muito e buscando encaminhar as demandas. Muito do nosso futuro vai depender na participação de vocês", disse aos alunos, que fizeram mais de 20 perguntas sobre as atividades do vereador, agora no segundo mandato.

10/07/2018 - 17:20
Gabinete do Vereador Rafael Bueno