Voltar para a tela anterior.

Câmara irá sugerir audiência pública nas dependências da Maesa

Comissão legislativa visitou o complexo industrial e questionou projeto de ocupação


A Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo (CECTICDLT) do Legislativo caxiense realizou, na manhã desta segunda-feira (09/07), visita técnica às dependências da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S.A. (Maesa). Integrantes da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa também acompanharam o evento, juntamente com membros do Conselho Municipal de Política Cultural, Conselho Municipal do Patrimônio Histórico e Cultural (Compahc), Associação de Moradores do Bairro Panazzolo e da União das Associações de Bairros (UAB).

Os visitantes foram recebidos pelo secretário municipal da Cultura, Joelmir da Silva Neto e pela presidente do Compahc, Maristela Guareschi e pela diretora da Divisão de Proteção ao Patrimônio Histórico (Dippahc), Heloise Salvador. Os integrantes da gestão municipal explicaram que a Comissão Especial de Ocupação esteve desativada entre os meses de outubro de 2017 e junho de 2018. Na metade deste ano, o grupo se reuniu novamente para debater o planejamento estratégico para a instalação de órgãos municipais e outros departamentos no espaço de 53 mil m².

A comitiva foi coordenada pelo presidente da Comissão de Educação, vereador Paulo Périco/MDB e contou com a presença dos vereadores Edson da Rosa/MDB, Kiko Girardi/PSD, Paula Ioris/PSDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Ricardo Daneluz/PDT. Durante o encontro, Silva Neto recordou que a preocupação do executivo não é com a morosidade do tempo, mas para que o espaço da Maesa não seja objeto de má utilização.

Já a presidente do Compahc, Maristela Guareschi, ressaltou que apesar de demorado, o processo segue todos os passos do planejamento que está em fase de construção pela administração municipal e leva em conta a revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado. “Não queremos que uma coisa inviabilize outra. Ocupar, sim, mas dentro do planejado para o todo e não para uma parte do complexo”, completou.

A manifestação de Maristela foi criticada pelo presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, vereador Rafael Bueno/PDT, que classificou como descomprometida a ação do Executivo. Segundo ele, a prefeitura não se preocupa com a manutenção de áreas deterioradas. A presidente com Compahc ressaltou ainda, que somente haverá a possibilidade de providenciar um levantamento completo da situação da área quando da desocupação de parte dos pavilhões, até então utilizados por uma empresa de fundição. A organização, que tem um termo de compromisso válido com a administração municipal, que prevê o encerramento das atividades no local até o dia 30 de julho, o que não deve ocorrer.

Na oportunidade, Périco falou da necessidade de pressionar a empresa a fim de que cumpra o convênio, uma vez que, segundo os representantes do Executivo, não está pagando aluguel pela utilização do espaço. Além disso, os vereadores e lideranças comunitárias pediram ao secretário da Cultura que intervenha junto à prefeitura pela reinclusão do Legislativo e da UAB na Comissão Especial de Ocupação.

Depois da conversa, a comitiva visitou as dependências do complexo. Momento no qual o presidente da Frente Parlamentar A Maesa é Nossa, vereador Rafael Bueno/PDT, anunciou que pedirá à Comissão de Educação que convoque uma audiência pública, em concordância com a prefeitura, no interior de um dos pavilhões do complexo. Para ele, somente abrindo as portas da Maesa para a comunidade é que será possível pensar na ocupação.

Já o presidente da Comissão de Educação, vereador Paulo Périco/MDB, destacou a importância da visita do grupo às dependências da Maesa. “Viemos aqui, num dia de chuva. Percebemos que a estrutura está bem deteriorada, inúmeras goteiras, infiltrações na rede elétrica, mas também compreendemos que não é simples assim. Vamos levar essa discussão para a Câmara, porque esse patrimônio é nosso”, completou.

09/07/2018 - 18:42
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo