Voltar para a tela anterior.

Comissão da Câmara propõe incluir Caxias e região na Zona Franca da Uva e do Vinho

O presidente da CDEFCO, Gustavo Toigo, também sugeriu ao deputado federal João Derly a criação do Programa de Apoio ao Jovem Agricultor


Com a intenção de estimular a produção vitivinícola e o enoturismo, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Fiscalização e Controle Orçamentário (CDEFCO), presidida por Gustavo Toigo/PDT, propõe a inclusão de Caxias do Sul e municípios do entorno da Zona Franca da Uva e do Vinho, proposta por meio do Projeto de Lei Nº 9045/2017, em tramitação no Congresso Nacional. Outra sugestão é instituir, por meio de uma emenda ao projeto, o Programa de Apoio ao Jovem Agricultor, para incentivar a permanência no meio rural. 

As duas ideias foram entregues pelo vereador nesta sexta-feira (06/07) ao deputado federal João Derly/Rede, autor do Projeto de Lei. Toigo representou o Legislativo caxiense na mesa-redonda em Bento Gonçalves que debateu a criação da Zona Franca.

“Chegou o momento de valorizar e propor facilidades à produção vitivinícola da região, e a Zona Franca é o instrumento adequado, que além de diminuir custos, vai viabilizar o desenvolvimento, o enoturismo e a geração de emprego e renda”, destaca o pedetista.

A proposta é incluir na Zona Franca Caxias, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Nova Pádua e Antônio Prado, que integram a região Uva e Vinho, porque o texto inicial contemplava apenas Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza.

Como presidente da Comissão, Toigo também está à frente da criação do Passo do Vinho, um Destino Turístico Vinícola.

Texto: jornalista Cristiane Barcelos/Gabinete do Vereador Gustavo Toigo/PDT

06/07/2018 - 13:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul


Ir para o topo