Voltar para a tela anterior.

Legislativo caxiense aposta na transparência para se aproximar da comunidade

Publicação das folhas de pagamento dos servidores e transmissão ao vivo das licitações estão entre ações implantadas


A Câmara Municipal de Caxias do Sul tem apostado na transparência para promover a aproximação entre o poder público e a comunidade. A motivação de facilitar o acesso da população e a posterior fiscalização das ações do Parlamento, é o tema central da XVII Legislatura. Em 2017, foi lançado o Parlavox, sistema que reúne os discursos dos parlamentares em texto e vídeo.

Com o planejamento iniciado em 2017, algumas das medidas foram implantadas pela Mesa Diretora de 2018, como é o caso da publicação das portarias nomeação, exoneração e troca de padrão de Cargos em Comissão (CCs) e servidores efetivos, no Diário Oficial Eletrônico do município. Ainda no início de 2018, o presidente da Câmara, vereador Alberto Meneguzzi/PSB, determinou a disponibilização das folhas de pagamento dos parlamentares, CCs e cargos efetivos no Portal da Transparência.

Em janeiro deste ano, o Legislativo passou a transmitir, ao vivo, por meio de Face Live e YouTube, todas as sessões ordinárias, solenes, homenagens e audiências públicas. A medida foi acrescida, em março, da reprodução em tempo real dos processos licitatórios pelas plataformas digitais e também pela TV Câmara Caxias (Canal 16 da NET). Até o mês de junho, quase 200 mil pessoas foram alcançadas pelas transmissões via redes sociais.

Já no mês de abril, foi lançado o novo modelo de disponibilização das votações realizadas durante as sessões. A partir de então, um recorte do vídeo da plenária, no momento em que acontece a deliberação é postado. A publicação é acompanhada de texto da ementa da matéria em análise.

De acordo com o presidente do Legislativo, Alberto Meneguzzi/PSB, todos os procedimentos adotados querem permitir à comunidade acompanhar mais de perto as ações da Câmara. Todos os processos e medidas, segundo ele, visam a transparência total e a facilidade no acesso às informações públicas. “Transparência pela metade não vale. Esse é o entendimento da Mesa e dessa Legislatura. Estamos fazendo todas essas adequações para que a população possa saber de tudo e nos fiscalize”, destaca.

 

Ações de transparência do Legislativo, em 2018:

1 – Publicação das portarias de nomeação, exoneração e relotação de cargos efetivos e em comissão (CC), no Diário Oficial Eletrônico;

2 – Publicação dos salários e folhas de pagamento dos servidores de provimento efetivo e CC, no Portal da Transparência do site da Câmara;

3 – Transmissões ao vivo das sessões ordinárias e solenes, audiências públicas pelas redes sociais do Legislativo;

4 - Transmissões ao vivo dos processos licitatórios pela TV Câmara (canal 16 da NET) e redes sociais do Legislativo;

5 – Novo formato de disponibilização das votações realizadas no plenário, durante as sessões;

6 – Criação de grupo de trabalho, para a reestruturação do site da Câmara, com o objetivo de dar mais agilidade e transparência às ações da Casa.

05/07/2018 - 18:18
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo