Voltar para a tela anterior.

Coletivo “Abrace a Maesa” divulga intervenção cultural

Da tribuna da Câmara, o jornalista Carlinhos Santos convidou a comunidade para o evento, que será realizado no domingo (08/07)


O jornalista Carlinhos Santos, integrante do coletivo “Abrace a Maesa”, esteve na tribuna do Legislativo caxiense, no início da sessão ordinária desta quinta-feira (05/07). Ele utilizou o espaço, cedido em acordo de lideranças, para divulgar um ato, que será realizado no próximo domingo (08/07), às 15h. A intervenção cultural terá o objetivo de abraçar o prédio da antiga Metalúrgica Abramo Eberle S/A (Maesa), com um cordão formado por bandeirolas juninas.

A partir da tribuna, Santos revelou que, no dia, o movimento realizará uma aula pública, a qual será itinerante, com a possibilidade de ser levada a escolas e comunidades. De acordo com ele, a intenção do mote é dar clareza às informações sobre a importância, a história e o planejamento da ocupação da Maesa. O primeiro painel terá a presença do jornalista Rodrigo Lopes, do ex-vereador Jaison Barbosa, de membros da União das Associações de Bairros (UAB), do Conselho Municipal de Política Cultural, do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), além de outras agremiações.

De acordo com o integrante do movimento, o trabalho é um marco histórico, que mostra a necessidade da discussão urgente e profunda, entre o poder público e a comunidade, sobre a ocupação dos 53 mil metros quadrados do complexo tombado como patrimônio histórico. Nesta edição do “Abrace a Maesa”, terá encerramento com os shows da banda Cuscobayo e do Maracatu Baque dos Bugres.

O espaço da Maesa foi cedido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul ao município de Caxias do Sul, e há a expectativa de ocupação prevendo pontos dedicados à cultura e a um mercado público. Ainda conforme Santos, o convite feito da tribuna do Legislativo recorda que o debate e as discussões iniciaram na Câmara Municipal e que a instituição precisa se inserir no movimento. “Eu peço que essa Casa se mobilize em defesa da Maesa. Todos estão convidados”, salientou.

05/07/2018 - 09:37
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo