Voltar para a tela anterior.

Renato Oliveira destaca nova presidência do Conselho de Saúde

O parlamentar também pediu ao município melhorias na área, principalmente em relação às demandas do Postão 24 Horas


O vereador Renato Oliveira/PCdoB, na sessão ordinária desta quarta-feira (20/06), destacou a escolha da presidência do Conselho Municipal da Saúde (CMS). De acordo com o parlamentar, que se manifestou no Legislativo caxiense durante o Grande Expediente, assumiu como presidente do CMS a funcionária pública Fernanda Luiza Borckhardt, representante do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv).

Oliveira lembrou que duas chapas concorreram ao comando do conselho neste ano. Como presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Câmara, o parlamentar desejou um bom trabalho aos conselheiros e voltou a cobrar do município mais estrutura e atenção ao Pronto Atendimento (PA) 24 Horas (Postão).

Minutos antes, o líder de governo na Casa, vereador Chico Guerra/PRB, apresentou alguns dados em defesa da implantação pela prefeitura do Programa UBS+ (Unidade Básica da Saúde). Em relação a tais informações, Oliveira disse que é favorável ao UBS+, “desde que não seja destruído algo que esteja andando”. Sobre os números detalhados por Chico Guerra, o vereador comunista cobrou mais administração e comentou: “Quando se poupa números na saúde, estamos aumentando números na Rua Vinte de Setembro (referindo-se ao cemitério público que fica no final dessa via)”.

Seguindo na mesma linha, a parlamentar Denise Pessôa/PT lamentou o fato de o líder de governo “comparar números e não olhar para a qualidade do serviço prestado na saúde”.

Em contraponto, Chico Guerra disse que o atual governo municipal não está poupando recursos nessa área. Conforme ele, o município investe, atualmente, cerca de 25% do orçamento em saúde, enquanto que a obrigação constitucional seria de 15%.

Em aparte, o vereador Wagner Petrini/PSB disse que, no bairro Desvio Rizzo, a comunidade se queixa da falta de pediatra na UBS.

20/06/2018 - 17:05
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861

Ir para o topo