Voltar para a tela anterior.

Estudantes do IFRS Caxias participam de imersão literária no Legislativo

Grupo de 15 alunos foi recebido pelo especialista em literatura infanto juvenil, Volnei Canônica


A Câmara Municipal de Caxias do Sul recebeu, na tarde desta quarta-feira (20/06), um grupo de 15 estudantes do Ensino Médio Técnico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Acompanhados pelos professores Manuela Poletti e Jefferson Haag, os alunos participaram do Programa Missão Educativa Para a Democracia (Media), promovido pela Escola do Legislativo.

Eles foram recebidos pelo especialista em literatura infanto juvenil e diretor do Centro de Leitura Quindim, Volnei Canônica, no Centro de Memória da Câmara Municipal. No espaço, que é dedicado à recepção de turmas e grupos de estudo, Canônica falou sobre a prática da leitura na formação da cidadania e explicou aos jovens a diferença entre os diversos tipos de escritos literários e ilustrações. Além disso, recordou que todo o ser humano, desde a mais pequena criança, é um ser filosófico pensante, que constrói o mundo do seu jeito.

Para o estudante do curso técnico em Química, Eduardo Menegotto, a participação no Media permite sair do mundo tecnicista e abrir novos horizontes. “Foi bem bacana esse convite que a Câmara nos fez, porque permite ao jovem entrar num outro mundo”, ressaltou o jovem de 16 anos.

A professora Manuela Poletti recordou que a atividade é a segunda que os estudantes do IFRS participam no prédio Legislativo. Em 2017, os alunos se encontraram com os vereadores que já escreveram livros. De acordo com ela, momentos como esse promovido pelo programa Media ajudam na compreensão do mundo. “Assim, a gurizada se dá conta de que a vida é plural. Eles estão inseridos no mundo técnico, mas não podem dissociar das outras dimensões. Além disso, a questão da percepção de que essa Casa também é deles e devem exercitar a democracia”, concluiu.

20/06/2018 - 16:28
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo