Voltar para a tela anterior.

Carlos Gandara é agraciado com o título de Cidadão Caxiense

Médico foi homenageado em solenidade emocionante e com grande presença de público


Pela atuação na área da saúde e os cuidados com as crianças da cidade, o cirurgião pediatra Carlos André Tarrio Gandara foi agraciado com o título de Cidadão Caxiense durante sessão solene na noite desta quinta-feira (14/06), na Câmara Municipal.

O evento foi conduzido pelo presidente da Casa, vereador Alberto Meneguzzi/PSB e o Executivo foi representado pelo titular da Secretaria de Saúde, Geraldo da Rocha Freitas Júnior. O projeto de decreto legislativo que prevê a homenagem foi aprovado por unanimidade em 10 de maio. A proposta foi da vereadora Paula Ioris/PSDB e a distinção tem a coautoria de outros 21 parlamentares.

Gandara nasceu em 19 de março de 1965, em Porto Alegre. Vinte e três anos depois, em 1988, formou-se em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Ainda na Capital, fez residência médica em cirurgia pediátrica, seu maior sonho, no Hospital São Lucas.

Em 1994, foi convidado para trabalhar em Caxias do Sul, onde atuou, inicialmente, como cirurgião pediatra nos hospitais Pompéia e Saúde. No ano seguinte, ingressou no Hospital do Círculo, onde foi um dos idealizadores e fundadores do Pró-Face. Coordenado por ele, o centro atende pessoas portadoras de fissura labiopalatina, e realiza diversos procedimentos. Atualmente, Gandara é diretor técnico do Hospital da Unimed em Caxias.

Paula Ioris se pronunciou em nome do Poder Legislativo e ressaltou a colaboração dada pelo médico à comunidade caxiense. “Dotado de senso de contribuição coletiva e sensibilidade, Gandara contribui amplamente para o desenvolvimento da prática da medicina em nossa cidade. Ele transformou Caxias do Sul em uma referência estadual no tratamento de fissura labiopalatina”, completou. Os vereadores que também estiveram presentes foram Flavio Cassina/PTB, Gladis Frizzo/PMDB, Paulo Périco/PMDB, Rafael Bueno/PDT, Renato Oliveira/PCdoB e Velocino Uez/PDT.

 

Exposição

Além de médico, Gandara é apaixonado por fotografia. Atualmente, ele é o presidente do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul. Sua arte pode ser apreciada por meio da mostra fotográfica “Cuidado Frágil”, que está no Espaço Cultural Mário Crosa, no subsolo do Legislativo, até o dia 22 de junho. A exposição traz imagens que foram capturadas durante anos de trabalho como cirurgião pediátrico.

15/06/2018 - 13:57
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo