Voltar para a tela anterior.

Protocolado pedido de inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias, com mediação de Meneguzzi

Documento recebido nesta segunda-feira, chegou ao Piratini no dia 14 de maio


O gabinete do vereador Alberto Meneguzzi/PSB recebeu, nesta segunda-feira (28/05), o documento protocolado pelo deputado Elton Weber/PSB, junto ao governo do Estado do Rio Grande do Sul, no qual é solicitada a inclusão de Caxias do Sul na Rota das Cervejarias Artesanais do RS. O pedido foi assinado por Meneguzzi, que é presidente do Legislativo municipal, pelo prefeito, Daniel Guerra/PRB, com a anuência do presidente da Câmara de Indústria, Comércio e Serviços de Caxias do Sul (CIC), em reunião com representantes do setor, no dia 10 de maio.

Weber, que é o proponente da legislação que criou o roteiro, está atuando como interlocutor com o Piratini. Datado de 14 de maio, o protocolo da Secretaria da Casa Civil oficializa a intenção de aderir ao grupo de 22 municípios gaúchos que já compõem a Rota. A partir de agora, o Executivo estadual deve encaminhar o pedido à Assembleia Legislativa, que remeterá ao autor para prover a emenda.

A reunião do dia 10 de maio foi a terceira movimentação promovida por Meneguzzi, com a intenção de favorecer o mercado cervejeiro artesanal, neste ano de 2018. No final de janeiro, Meneguzzi se reuniu com lideranças do setor e produtores da bebida, além de representantes da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Caxias do Sul (STR). Em 19 de fevereiro, liderou comitiva num encontro com o prefeito Daniel Guerra (PRB), tendo em vista que a manifestação oficial de intenção para aderir ao projeto deveria partir do Executivo.

Caxias do Sul conta, atualmente, com 14 cervejarias artesanais, que fazem parte da Associação dos Produtores de Cerveja da Serra Gaúcha (Aprocerva/Serra), além de um mercado em plena expansão. Ademais, são mais de 100 produtores caseiros de cerveja, os conhecidos “paneleiros” e que são representados pela Cervaserra.

Atualmente, 22 cidades gaúchas integram o roteiro, que tem viés turístico e visa facilitar o acesso dos cervejeiros às políticas de desenvolvimento do setor. De acordo com Meneguzzi, a partir do protocolo junto ao Piratini tem início um novo e importante passo, cujo desfecho se dará com a anuência dos demais municípios e a votação no plenário da Assembleia. “Vamos trabalhar internamente, realizar um trabalho de fortalecimento com as entidades, os sindicatos e todos os órgãos, para criar e dar todas as condições para que isso aconteça”, comenta.

28/05/2018 - 16:05
Gabinete do Vereador Alberto Meneguzzi/PSB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a):
Redator(a): Felipe Michelon Padilha
As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo