Voltar para a tela anterior.

Legislativo passa a contar com detector de metais para ampliar segurança no acesso ao prédio

Medida faz parte de um conjunto de ações que visa garantir maior proteção aos cidadãos que frequentam a Câmara


Passou a operar em definitivo nesta quinta-feira (17/05), o detector de metais junto ao acesso principal do prédio da Câmara Municipal de Caxias do Sul. Instalado na segunda-feira, 14 de maio, o aparelho funcionou em fase de teste por três dias. Fabricado na cidade, o detector modelo Detronix Mettus D/4S e o balcão passador de objetos fazem parte de um conjunto de ações que visa garantir maior proteção aos cidadãos que frequentam o prédio Legislativo. O custo total foi de R$ 4.812,80, pago à fornecedora na quarta-feira, 16 de maio. A partir desta data, o equipamento conta com garantia de um ano.

A Mesa Diretora do Legislativo tem implantado diversas medidas de segurança, como a restrição ao ingresso no Plenário com materiais que ofereçam risco à integridade física dos vereadores, servidores e comunidade em geral, desde o início de 2018. Além disso, está em fase de orçamentos a implantação de porta de vidro no acesso à rampa do prédio e instalação de travas automáticas também junto às entradas da sala da presidência e do plenário. O controle do acesso será feito pela recepção, após a realização de cadastro e a entrega de identificação de visitante.

O tema da segurança é uma preocupação da Câmara Municipal desde 2014, quando a Mesa Diretora inseriu no seu relatório anual a necessidade da implantação do detector de metais. De acordo com o presidente do Legislativo em 2018, Alberto Meneguzzi/PSB, a execução dessas ações contempla o pensamento de diversas legislaturas. “Estamos pensando meios que possam garantir a presença de todos na Casa, com o máximo de segurança”, explica.

Para a implantação do detector de metais, foram realizados diversos orçamentos. O custo empregado na compra do equipamento e demais materiais de segurança pode ser acompanhado, em tempo real, no Portal da Transparência do Legislativo caxiense.

17/05/2018 - 17:33
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo