Voltar para a tela anterior.

Adiló retoma assunto da poda de árvores em Caxias

Conselho das Árvores criticou decreto que autoriza moradores a realizar podas, conforme o petebista


Um decreto do Executivo caxiense possibilita que a poda de árvores na cidade seja feita pelos moradores devidamente autorizados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma). O assunto foi tratado pelo vereador Adiló Didomenico/PTB durante a sessão ordinária desta quinta-feira (17/05), na Câmara Municipal, já que a medida foi questionada pelo Conselho das Árvores, segundo o petebista.

Didomenico destacou que desconhece a atuação do Conselho e questionou porque o movimento não se preocupou com pontos como árvores que invadem propriedades, árvores vandalizadas e locais como na perimetral com a rua Matteo Gianella, onde existem painéis comerciais (outdoors), no qual a Semma já plantou árvores diversas vezes, mas nenhuma sobreviveu. O vereador defendeu a competência da Secretaria para fiscalizar e autorizar podas. Segundo Adiló, ela é estruturada, conveniada com o Estado, com técnicos habilitados para fazer o licenciamento e possui competentes biólogos.

Acho que nós precisamos permitir que as soluções aconteçam e que vão ao encontro aos anseios da população e não toda hora criando obstáculos”, salientou. Ele ainda lamentou que quando a Semma toma uma providência adequada, não consegue sequer iniciar a ação por conta das críticas. Didomenico sugeriu que o Conselho faça o acompanhamento das podas que serão encaminhadas e se notar algo errado, pode ser um parceiro para contribuir na correção.

Em aparte, a vereadora Denise Pessôa/PT disse ter conhecimento, há anos, dos trabalhos educativos voltados à preservação do meio ambiente realizados pelo Conselho das Árvores em Caxias. A parlamentar destacou que a Semma não teria estrutura para conseguir acompanhar e fiscalizar as autorizações de poda e questionou de que maneira a segurança seria garantida. Também em aparte, o vereador Alceu Thomé/PTB defendeu a poda consciente e bem conduzida de árvores, principalmente, das que podem trazer prejuízos.

Para o vereador Velocino Uez/PDT, a maioria das árvores na cidade não são de espécie adequada para o local em que estão inseridas. A vereadora Gladis Frizzo/PMDB destacou que os movimentos em defesa do meio ambiente são bem-vindos, mas que é necessário ponderar a possibilidade dos moradores cuidarem da poda. Conforme o vereador Neri O Carteiro/SD, a questão das árvores virou um caos na cidade, pois todos os dias são recebidas reclamações. Ele defendeu a substituição das árvores altas localizadas embaixo da fiação elétrica por espécies mais adequadas.

Paulo Perico/PMDB ressaltou que há mais de um ano está sendo solicitado à Semma a poda de árvores dentro da Escola Estadual Abramo Randon, pois há risco de queda dessas plantas. Segundo ele, já foram quatro protocolos encaminhados e nenhuma ação foi tomada pela Secretaria.

Por fim, Didomenico comentou sobre a reunião de conciliação entre o Executivo e a Viação Santa Teresa (Visate), nesta quinta-feira (17/05). Ele sugeriu que a Prefeitura peça 30 dias de prorrogação, ainda não implante o aumento da passagem e abra imediatamente uma discussão sobre vários temas com todas as partes interessadas como sindicato, empresa, União das Associações de Bairros (UAB), Câmara de Vereadores e Secretaria de Trânsito. Indicou ainda que um estudo técnico seja contratado imediatamente para fazer uma revisão total e que sirva de embasamento para a próxima licitação.

17/05/2018 - 14:49
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo