Voltar para a tela anterior.

Ministério Público do Trabalho vai financiar reforma na Penitenciária de Apanhador

Objetivo é levar estudo e trabalho aos apenados da unidade


Uma boa notícia para a segurança pública de Caxias do Sul. Em busca de verbas para custear reforma na Penitenciária Estadual de Caxias do Sul, localizada no Apanhador, e transformar a ociosidade dos detentos em estudo e trabalho, a presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara, vereadora Paula Ioris/PSDB, encontrou apoio no Ministério Público do Trabalho de Caxias do Sul. Na manhã desta segunda-feira (14), a parlamentar visitou a procuradora do Trabalho Mônica Delgado Pasetto e apresentou a ela o projeto para adequação das salas de aula e pavilhões de trabalho na unidade. 
 
A procuradora do Ministério Público do Trabalho reconheceu a importância da proposta, tendo em vista que os presos retornarão à sociedade, a maioria ainda com pouca idade, podendo a partir da iniciativa sairem capacitados e com melhores chances de retornar ao mercado de trabalho. Mônica se comprometeu em contribuir tendo em vista que a causa está alinhada com os projetos que costumam ser financiados pelo Ministério. Os recursos são provenientes de multas aplicadas a empresas condenadas em ações.
 
Paula comemorou a resposta positiva e comentou que a viabilização da adequação possibilitaria tirar do papel projeto de confecção de fraldas geriátricas na unidade. Um projeto social desenvolvido pelo Poder Judiciário, por meio do juiz de Direito Rudolf Carlos Reitz, da 3ª Vara Criminal, em parceria com a Legião Franciscana de Assistência aos Necessitados (Lefan), que busca ocupar o tempo ocioso dos apenados e beneficiar famílias carentes de Caxias do Sul. 
 
Desde a inauguração da penitenciária, há nove anos, as salas e pavilhões de trabalho localizadas em cada uma das três galerias estão desocupadas por fragilidade na segurança da engenharia prisional. A reforma, incluindo construção de banheiros, isolamento com grades e mão de obra, custa ao todo R$ 342 mil – R$114 mil cada galeria. 
 
“A ociosidade, a pouca instrução e a falta de oportunidades são decisivas para a reincidência ao crime. O sistema prisional é uma chaga que temos que encarar enquanto sociedade. A omissão dos governos motivados pelo descaso da população com a situação carcerária só faz crescer a criminalidade e a violência. Não dá mais para fugir desse tema. Precisamos reverter essa lógica de universidade do crime”, destacou a vereadora. 
 
Uma reunião operacional, entre as duas, será marcada para os próximos dias para dar andamento ao assunto, incluindo as presenças da juíza Milene Rodrigues Fróes Dal Bó, da Vara de Execuções Criminais de Caxias do Sul, do juiz de Direito Rudolf Carlos Reitz, da delegada regional da Susepe, Marta Bittencourt, e do presidente do Conselho da Comunidade de Caxias do Sul, Jean Carbonera.

(Texto: jornalista Greice Tedesco - Gabinete da vereadora Paula Ioris/PSDB)

14/05/2018 - 15:52
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Tales Giovani Armiliato - MTB 11.369
Redator(a):

Ir para o topo