Voltar para a tela anterior.

Velocino Uez pede esforço conjunto pela Zona Franca da Uva e do Vinho

Para o vereador, seria uma forma de impulsionar a economia regional


Um esforço conjunto pela chamada Zona Franca da Uva e do Vinho, envolvendo cidades produtoras do fruto e da bebida, na Serra gaúcha, foi solicitado pelo vereador Velocino Uez/PDT, na sessão ordinária desta quarta-feira (25/04). O parlamentar, que preside a Comissão de Agricultura da Câmara, contou que a ideia começou com os municípios de Monte Belo do Sul, Garibaldi, Bento Gonçalves e Santa Tereza. Lembrou que recente encontro, no Legislativo caxiense, que buscou expandir a unificação produtiva.

De acordo com Velocino, a ideia de expansão já tem o apoio da Prefeitura. Afirmou que irá reiterar a estratégia junto ao poder Executivo, a partir de documento, a ser expedido pela Comissão de Agricultura.

Em seguida, o vereador Gustavo Toigo/PDT sustentou que a proposta constitui numa fonte real para a atração de investimentos. O vereador Felipe Gremelmaier/PMDB salientou que cabe verificar como funcionará a tramitação de um projeto, com essas características, na Câmara dos Deputados. O vereador Adiló Didomenico/PTB disse acreditar que as discussões precisam acontecer no âmbito do Parlamento Regional.

No decorrer do seu pronunciamento, o vereador Velocino ainda reclamou de algumas dificuldades setoriais, como o preço da uva congelado e a elevação do custeio de insumos. Na ótica dele, ainda permanecem muitas diferenças entre a realidade do produtor e a do cantineiro.

25/04/2018 - 18:35
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo