Voltar para a tela anterior.

Pouca valorização ao idoso preocupa Gladis Frizzo

Parlamentar lamentou os abusos sociais e financeiros cometidos contra a população da terceira idade


A presidente da Comissão do Idoso, Gladis Frizzo/PMDB, discursou na tribuna durante a sessão ordinária desta terça-feira (24/04), na Câmara Municipal de Caxias do Sul. A vereadora deu destaque ao Ano Nacional de Valorização da Pessoa Idosa, uma iniciativa que visa sensibilizar e mobilizar o poder público e a sociedade civil em torno do tema, além de promover a reflexão sobre o envelhecimento e o papel a ser exercido pelo Estado, pela família e pelo cidadão nesse contexto.

Para Gladis, a necessidade de discussões sobre o assunto é urgente para mudar a cultura de maus-tratos e discriminação, além de viabilizar apoio às famílias de pessoas idosas. A exploração e o abuso por parte dos planos de saúde e do sistema financeiro e as gratuidades não concedidas à população idosa ganharam espaço no pronunciamento da parlamentar.

A peemedebista apresentou dados que considerou preocupantes. Atualmente, a população com mais de 60 anos no Brasil soma 30 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), considerando-se que 70% delas sobrevivem com menos de um salário mínimo. Os idosos se tornam ainda mais vulneráveis por necessidades como remédios e suporte hospitalar, que também comprometem a parte financeira, acrescentou Gladis.

O trabalho realizado pela coordenação da Pastoral do Idoso Nacional e Regional foi elogiado pela parlamentar. A Pastoral possui 20 mil pessoas que atuam visitando idosos no país, segundo ela. Em Caxias do Sul, existem 185 visitadoras da Pastoral do Idoso, integrada pelas dioceses da Igreja Católica. O serviço realizado contempla 980 idosos de uma população estimada em mais de 60 mil com idade acima dos 60 anos.

O vereador Alceu Thomé/PTB, em aparte, comentou sobre os abusos cometidos contra idosos, principalmente, por agências bancárias quando oferecem empréstimos. Já a vereadora Paula Ioris/PSDB alertou que é preciso encarar a questão do envelhecimento e da saúde como um assunto de oportunidade e de necessidade de ações com políticas públicas claras, direcionadas para os idosos, assim como oportunidades de negócio e de lares para a terceira idade. “As famílias estão cada vez menores e, tradicionalmente, quem cuidava dos pais são as filhas, que estão no mercado de trabalho”, comentou.

Por fim, Gladis fez um apelo para quem dispõe de tempo e pode ajudar. Segundo ela, basta procurar a Diocese de Caxias do Sul, nas paróquias, e fazer contato com as equipes visitadoras. A parlamentar ainda colocou a Comissão do Idoso à disposição para quaisquer assuntos, sugestões e denúncias.

24/04/2018 - 15:15
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Franciele Masochi Lorenzett

Ir para o topo