Voltar para a tela anterior.

Lideranças trazem ao plenário discussões do Plano Diretor e críticas à saúde e ao turismo

Valeram-se apenas desse espaço os vereadores Elói Frizzo e Rafael Bueno


Discussões sobre o novo Plano Diretor Municipal e críticas às políticas locais de saúde e turismo permearam os espaços exclusivamente dedicados a declarações de lideranças das bancadas partidárias. Na sessão ordinária desta terça-feira (24/04), manifestaram-se os vereadores Elói Frizzo/PSB e Rafael Bueno/PDT.

Presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano, Transporte e Habitação, o vereador Frizzo fez uma atualização sobre os debates em torno da revisão do Plano Diretor. Anunciou que, no próximo dia 7 de maio, às 19h, na Casa, acontece uma audiência pública geral a fim de preparar a redação do projeto que irá a plenário. O parlamentar ainda anunciou que, antes, em 2 de maio, às 14h, também na Câmara, outra audiência pública tratará da proposta do Plano Municipal de Saneamento. “Quanto ao último ponto, precisamos adequar a realidade local à respectiva legislação federal”, explicou.

Na mesma linha, o vereador Adiló Didomenico/PTB atentou que o plano de saneamento requer aprovação da Câmara e consiste em dispositivo fundamental para a captação de recursos federais. Destacou que programas da União voltados a cidades com mais de 500 mil habitantes, categoria à qual Caxias do Sul se enquadra. Ressaltou que obras desse tipo serão necessárias em um passeio de 4.200 metros, compreendendo os bairros Pio X, Santa Catarina e São José.

Com base em recentes matérias da imprensa local, o vereador Bueno comparou que Caxias possui só um evento programado, enquanto que Bento Gonçalves já previu 27 atrações. O pedetista contou que, de 35 médicos nomeados pela Prefeitura caxiense, só um aceitou a vaga para atender à rede local do Sistema Único de Saúde (SUS). Lamentou, ainda, que 31 unidades básicas de saúde (UBS) não contam com um quadro completo de médicos. Apontou ausência de especialistas.

Frizzo anunciou ter apresentado projetos de lei, a fim de incluir, no Calendário Oficial de Eventos de Caxias do Sul, as festas do Agricultor (Fazenda Souza), do Pinhão (Vila Seca), do Divino Espírito Santo (Criúva e Vila Seca) e do Produtor (Santa Lúcia do Piaí).

24/04/2018 - 14:34
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a) e Redator(a): Fábio Rausch - MTE 13.707

Ir para o topo