Voltar para a tela anterior.

Comunidade prestigia a outorga do título de Cidadão Caxiense ao padre Gilnei Fronza

Honraria foi conferida pelos inúmeros trabalhos pastorais realizados pelo sacerdote, na cidade


Em sessão solene, na noite desta quarta-feira (18/04), que reuniu mais de 200 pessoas, entre elas, diversos sacerdotes, o padre Gilnei Fronza recebeu o título de Cidadão Caxiense. A honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 381/A, tendo como proponente principal, a vereadora Gladis Frizzo/PMDB e como signatários, Denise Pessôa/PT, Elói Frizzo/PSB, Felipe Gremelmaier/PMDB, Flavio Cassina/PTB, Paulo Périco/PMDB e Renato Oliveira/PCdoB.

Na oportunidade, a vereadora Gládis Frizzo foi à tribuna e se pronunciou em nome do Legislativo caxiense. De acordo com ela, quando pensou na homenagem, em parceria com algumas lideranças comunitárias do Desvio Rizzo, o fez porque padre Gilnei, que é reitor do Santuário Diocesana de Nossa Senhora de Caravaggio (em Farroupilha), deu voz e vez aos excluídos. Citou a Escola Fé, Política e Trabalho, idealizada pelo sacerdote. Citou também, o Centro de Atendimento ao Migrante (CAM), iniciado por ele e hoje sob a coordenação das Irmãs Carlistas Scalabrinianas.

Ainda na tribuna, a peemedebista destacou o legado especial que Gilnei deixou em Caxias, sobretudo no campo da espiritualidade e das pastorais sociais. “Nossa gente aprendeu muito com a sua trajetória. Sobretudo atuando com os grupos sociais e nos trabalhos coletivos, cooperativos e de superação da violência”, complementou.

Ao fazer um resumo dos quase 30 anos de sacerdócio de Gilnei, a vereadora recordou as raízes familiares, o ingresso no seminário e a ordenação presbiteral, em 15 de janeiro de 1989, em cerimônia na sua cidade natal, Bento Gonçalves. Gladis fez uma linha do tempo, citando as paróquias e comunidades em que o padre atuou em Caxias e o seu trabalho na defesa dos direitos humanos.

Depois da entrega do diploma, que confere ao padre Gilnei Fronza o título de Cidadão Caxiense, o sacerdote também usou a palavra para agradecer a distinção. Confessou se sentir um pouco deslocado, por ter desenvolvido trabalhos sociais, que jamais visam holofotes ou quaisquer honrarias. Lembrou, entretanto, que a missão nunca foi individual, mas sempre em comunidade.

Em seu discurso, enalteceu a importância da família, como lugar de formação da personalidade humana e de acolhida. Fez um agradecimento especial aos amigos que conquistou nas diversas comunidades onde trabalhou. Lembrou também dos projetos de evangelização, recordando a necessidade do diálogo e da cultura do encontro. “O ser humano cresce quando ele está junto, quando está em comunidade, quando se pensa e se faz o coletivo, na busca de tentar acertar”, sublinhou.

Padre Gilnei finalizou seu discurso agradecendo à comunidade do Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, em Farroupilha/RS, onde exerce a função de reitor desde 2013. Ele coordena, entre outros projetos naquela comunidade, a Romaria de Caravaggio, um dos maiores eventos religiosos do Sul do Brasil.

Antes do final da sessão solene, o músico tradicionalista Leandro Ávila e sua família se apresentaram e, em nome da comunidade de Caravaggio, agradeceram a acolhida e o carinho do Legislativo caxiense para com o padre Gilnei. Também marcaram presença na solenidade o bispo emérito, Dom Paulo Moretto e o vigário-geral da Diocese de Caxias do Sul, padre Leonardo Pereira.

 

19/04/2018 - 10:47
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo