Voltar para a tela anterior.

Paulo Perico repercute vistoria no Parque de Eventos da Festa da Uva

Grupo do Legislativo visitou o local na semana passada e constatou problemas


O vereador Paulo Perico/PMDB repercutiu, durante a sessão desta terça-feira (10/04), a vistoria que a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, presidida por ele, realizou no Parque de Eventos da Festa da Uva. Parlamentares que integram o grupo de trabalho, liderado por ele, foram recebidos pela diretora administrativa e financeira da Festa da Uva S/A, Marta Schramm, e pelo secretário de Turismo em exercício, Cleiton de Bortoli, na última quinta (06/04).

A comitiva verificou que a Cidade das Rolhas tem infiltrações e problemas no piso, comprometendo as obras expostas no local. “É necessário um investimento muito rápido para que a gente não perca esse ambiente muito importante”, defendeu Perico. Sobre as Réplicas que reproduzem a Caxias do Sul de 1885, disse que elas estão bem conservadas, mas pontuou que as escadas não estão dentro dos parâmetros do Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI).

Nesse sentido, o peemedebista expôs que a atualização do Plano reduziria o tamanho original das portas das casas daquela época. Ele entende que o Corpo de Bombeiros deve ter bom senso por se tratar de um local de preservação.

A situação é ainda mais delicada no Memorial Atelier Zambelli. O museu está com infiltrações e goteiras no teto e umidade no piso, que prometem as esculturas ali expostas. A energia elétrica foi cortada e turistas não visitam mais o espaço. Além disso, placas de identificação estão enferrujadas. Segundo a administração do Parque, melhorias são esperadas após a liberação do aporte financeiro de R$ 1,5 milhão, aprovado pela Câmara Municipal no início do mês passado.

Perico defendeu que a melhoria do local passa por investimentos em segurança. Citou o roubo de cabos e fios que inviabilizam o Espetáculo Som & Lus e a inoperância das 17 câmeras de monitoramento do complexo. Lamentou que apenas dois guardas municipais fazem rondas a cada turno.

Adiló Didomenico/PTB e Rafael Bueno/PDT manifestaram-se em aparte ao colega. O petebista reconheceu que a Cidade das Rolhas não foi construída na melhor área. Disse ter sugerido à administração do espaço que construa um dreno no entorno da estrutura, além de tachões, retirando a umidade.

Bueno ponderou que os locais estariam preservados se estivessem abertos às visitações permanentes. Afirmou que o Parque está a mercê do tempo e questionou como será gerida a Festa da Uva 2019.

10/04/2018 - 16:48
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Matheus Teodoro

Ir para o topo