Voltar para a tela anterior.

Parlamento Regional discute projeto da Zona Franca da Região Uva e Vinho

Encontro realizado em São Marcos deliberou por manifesto a ser encaminhado ao propositor da matéria


Oito representantes de câmaras municipais da Serra Gaúcha estiveram, na tarde desta terça-feira (13/03), em São Marcos, para a segunda reunião do Parlamento Regional de 2018. O vereador Alceu Thomé/PTB participou do encontro em nome do Legislativo caxiense. Entre os assuntos tratados, esteve o projeto de lei em trâmite no Congresso Nacional e que trata da instituição da Zona Franca do Vale dos Vinhedos. A matéria inicial reúne os municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul e Santa Tereza. 

Apresentada pelo deputado federal João Derly/Rede, a proposição está gerando debate nas câmaras da região, uma vez que outros municípios também manifestaram vontade de participar do movimento. A deliberação para a pauta foi a redação de um manifesto do Parlamento Regional pedindo a inclusão de outras cidades, por meio de emenda ao projeto, além de convidar Derly para participar de uma reunião do grupo.

O próximo encontro será em 6 de abril, às 10h, mesmo dia em que acontece o Fórum de Debate sobre o Setor Vitivinícola. O evento, que começa às 13h, no Ginásio de Esportes da Escola Estadual Pedro Migliorini, em Monte Belo do Sul, objetiva encontrar alternativas que ajudem a manter o jovem no campo, bem como levantar as dificuldades do setor e buscar formas de solidificar o vinho nacional no mercado.

Além desses assuntos, o grupo refletiu sobre a viabilidade da realização de encontros semestrais com a presença de todos os vereadores dos parlamentos da Serra Gaúcha, a fim de possibilitar a troca de experiências entre os vereadores.

Outra pauta de grande relevância trazida à tona pelo Legislativo de São Marcos foi a falta de professores na Rede Estadual de Ensino. A 4ª Coordenadoria Regional De Educação (CRE) enfrenta deficit de nomeações. A preocupação apresentada é a burocracia no processo de contratação emergencial de docentes.

De acordo com o presidente do Parlamento Regional, vereador Moisés Scussel/PSDB, de Bento Gonçalves, será sugerida ao grupo uma inserção propositiva de todos os legislativos junto ao Comitê da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas. A reflexão se deu a partir do resultado das amostras de água dos rios e seus afluentes, onde foram identificados indícios de poluição por agrotóxicos.

O representante da Câmara Municipal de Caxias do Sul, vereador Alceu Thomé/PTB, destacou a relevância dos encontros para a integração e a luta por pautas comuns. “É imprescindível que a gente se una com as cidades da região pelos assuntos que influenciam a nossa vida. Nenhum município cresce sozinho, todos crescem juntos”, completou.

13/03/2018 - 19:00
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Vania Espeiorin - MTE 9.861
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo