Voltar para a tela anterior.

Vereadora Paula busca apoio do Sindserv para aumentar trabalho de apenados

Objetivo é integrar presos dos regimes aberto e semiaberto no mercado


A presidente da Comissão Temporária Especial para o Enfrentamento da Violência da Câmara Municipal, vereadora Paula Ioris/PSDB, reuniu-se com a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv), Silvana Piroli, na manhã desta sexta-feira (16), na sede da entidade. O encontro, a pedido da parlamentar, serviu para apresentar as ações que o grupo parlamentar tem desenvolvido em prol da segurança pública, abrangendo as duas pontas estratégicas: prevenção e repressão. Paula solicitou ajuda de Silvana na luta da Comissão, em parceria com o Conselho da Comunidade e o Sindicato da Construção Civil de Caxias (Sinduscon), com o objetivo de oportunizar trabalho e estudo aos apenados do sistema prisional da cidade.

"Depois que nós estivemos no Apanhador, na primeira visita, e vimos todo aquele pessoal no sol, sem fazer nada, nós decidimos que aquilo precisava mudar. Porque o trabalho enobrece. Ninguém tem dúvida e é contra que os presos trabalhem. Eles também querem. Mas faltam oportunidades. Há cerca de 700 presos no semiaberto. Se nós não oferecermos uma oportunidade, o crime organizado vai oferecer. Por isso eu faço questão de mostrar todo o trabalho que a Comissão está fazendo para que as pessoas e as entidades se deem conta que precisamos trabalhar juntos, unidos, se quisermos superar a violência e a criminalidade", destacou a tucana. 

Silvana relatou que o convênio da Susepe com a Codeca é resultado de uma indicação que ela, na condição de vereadora, fez em parceria com a vereadora Ana Corso/PT, na época presidente da Comissão de Direitos Humanos, Cidadania e Segurança, para o Poder Público. "Se a ideia for agregar, somos parceiros. O cuidado que os sindicatos têm que ter é de não substituir os funcionários. Mas, sem dúvida, existe demanda para serviços complementares", declarou. 

Paula ficou satisfeita em saber que as duas estão alinhadas na causa e relatou que, infelizmente, o convênio na Codeca que já chegou a oportunizar 40 vagas, hoje dispõe de apenas 16 ofertas na área da capina. Ela informou que conversou em final de dezembro com o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Limpeza e Conservação (Sindilimp) de Caxias, Henrique Silva, e que ele também manifestou intenção de contribuição. A expectativa da vereadora é que sabendo do engajamento das entidades, a direção da Codeca se encoraje a ampliar a equipe existente ou avançar em outros serviços que possam ser prestados pelos presos.

Com mais de 30 anos de experiência no serviço público, Silvana fez algumas sugestões à Paula e ofereceu apoio do Sindiserv nessa pauta e em outras que envolvam a segurança.

16/02/2018 - 15:31
Gabinete da Vereadora Paula Ioris/PSDB
Câmara Municipal de Caxias do Sul

As matérias publicadas neste espaço são de total responsabilidade dos gabinetes dos vereadores.

Ir para o topo