Voltar para a tela anterior.

Denise Pessôa critica demora na contratação de monitores para crianças com deficiência

Para a vereadora, o problema histórico já conhecido do prefeito é sinônimo de enrolação


A vereadora Denise Pessôa/PT foi à tribuna do Legislativo, na sessão ordinária desta quinta-feira (08/02), para criticar a demora da atual administração, no lançamento de licitação, para a contratação de monitores a crianças com deficiência, na rede municipal. A parlamentar classificou a situação como sinônimo de enrolação, uma vez que o Executivo havia prometido o edital para maio de 2017 e renovou a intenção para fevereiro de 2018.

Ela abordou, ainda, a falta de qualificação dos profissionais contratados pela prestadora de serviços, sendo que o contrato obriga a participação em curso, oferecido pela Secretaria Municipal da Educação. Além disso, denunciou a retirada e a troca de cuidadores, sem aviso prévio à família, causando, assim, problemas aos estudantes, sobretudo pela criação de vínculos dos alunos.

“Em 3 de janeiro, então, o edital foi suspenso em virtude de uma decisão judicial e aí por quê? Porque essa licitação não exigia qualificação técnica compatível ao serviço”, disse Denise. A vereadora recordou que, em 2012, quando o serviço começou a ser prestado, eram 188 monitores; em 2013, 213 e, atualmente, seriam necessários 275 profissionais, uma vez que o município passou a incluir mais crianças com deficiência, em suas turmas.

Denise apresentou um vídeo de 2014, no qual o então vereador Daniel Guerra (hoje, prefeito municipal) falava sobre o problema e do edital, à época lançado na semana anterior ao início do ano letivo. No seu pronunciamento, naquele ano, o atual prefeito declarou que a ação inviabilizaria o início do período de aulas, com o número necessário de monitores. “O prefeito prometeu, em entrevista coletiva, que, até dezembro de 2018, o número de cuidadores será aumentado em 29%. Espero que se cumpra”, observou a vereadora.

08/02/2018 - 13:51
Assessoria de Imprensa
Câmara Municipal de Caxias do Sul

Editor(a): Fábio Rausch - MTE 13.707
Redator(a): Felipe Michelon Padilha

Ir para o topo